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Prefeituras ignoram potencial da internet
Cristiane Bomfim e Paula Cabrera
12/04/2009 | 07:18
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As prefeituras do Grande ABC desconhecem o potencial da internet como canal de comunicação com a população. As administrações também parecem ignorar que 25% dos brasileiros com mais de 16 anos usou a internet para interagir com órgãos públicos em 2007, como aponta uma pesquisa realizada pelo Cetic (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação).

Embora todas as administrações da região possuam site, a comunicação via internet com os munícipes - feita por e-mail - é disponibilizada apenas por Santo André, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires. Nas outras cidades - São Bernardo, Mauá e Rio Grande da Serra - o munícipe que pretender tirar alguma dúvida, fazer reclamação ou sugestão ao prefeito ou secretários tem uma única opção: o telefone.

"Falta planejamento estratégico de comunicação. No geral, as áreas de comunicação das prefeituras e os chefes do Executivo não dão a importância devida ao assunto. Eles se preocupam com Educação, a Saúde e esquecem que a comunicação pode ser usada para solucionar esses problemas", explica o cientista político Sávio Ximenes Hackradt.

O cenário, que parece desanimador, tende a mudar. "Já há órgãos públicos que interagem com a população e isso vai se multiplicar". Exemplo disso é o governo do Estado de São Paulo que anunciou na quarta-feira o lançamento oficial de um perfil no Twitter - serviço de miniblogs, que possui cerca de seis milhões de usuários no mundo. No endereço (http://twitter.com/governosp), os usuários cadastrados receberão informações atualizadas sobre abertura de concursos públicos, agenda cultural, entre outros.

O governo de São Paulo também irá publicar no YouTube todos os vídeos e campanhas, a exemplo do é feito pelo governo do Distrito Federal.




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