Esportes Titulo
Banespa / São Bernardo joga para se manter vivo na Superliga
Por Das Agências
28/03/2006 | 15:23
Compartilhar notícia


Em desvantagem na série melhor-de-cinco válida pelas semifinais da Superliga Masculina de Vôlei, o Banespa / São Bernardo enfrenta a Cimed nesta quarta-feira, às 19h15, no Ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC), precisando vencer para forçar o quarto jogo e não dar adeus ao sonho do bicampeonato.

O playoff começou com uma vitória apertada dos catarinenses, em casa, por 3 sets a 2. O equilíbrio deste primeiro encontro levou o Banespa / São Bernardo a acreditar numa boa atuação em São Bernardo do Campo, na partida seguinte. Porém, apesar da presença de mais de dois mil torcedores, os paulistas não conseguiram repetir as boas atuações em seus domínios e foram batidos pelos visitantes por 3 a 1. Após a segunda derrota, o técnico Mauro Grasso reuniu o grupo e cobrou reação. A chance para checar o efeito da conversa será nesta quarta, quando os jovens atletas do ABC terão a obrigação de vencer.

O capitão do Banespa / São Bernardo, o experiente Talmo (segundo melhor levantador entre os semifinalistas nas estatísticas da Superliga) mostrou confiar na reação e deu a receita: "Nos dois jogos, nós demos muitos pontos para eles. Se nós diminuirmos nossos erros, vamos conseguir equilibrar o jogo e fazer com que esses pontos venham para nós", analisou. Ele afirmou que se os mais jovens fizerem o que vêm realizando nos treinos, o Banespa / São Bernardo pode vencer. "Durante os treinamentos, está tudo saindo bem. O negócio é suportar a pressão do jogo e fazer o que sabe. Se a gente começar a acertar, ganha confiança e começa a dar tudo certo." Para explicar a carga de energia numa situação dessas, Talmo fez uma analogia. "A pressão dentro de quadra é igual a de um balão: não pode ficar nem muito murcho nem muito cheio, senão explode".

Para o ponteiro Willian, 19 anos, a pressão não atrapalhará os planos do jovem time do ABC de reverter a vantagem adversária. "Nós temos é que diminuir os erros. Estamos estudando mais do que temos estudado para poder vencer. O importante é estarmos sempre unidos, aí a pressão diminui." No primeiro jogo, em Florianópolis, a torcida adversária ajudou a Cimed a vencer. Dessa vez, o barulho não deve ser diferente, mas o jovem jogador não se importa. "É bom e ruim ao mesmo tempo. Quanto mais eles incentivam o outro time, mais nós queremos ganhar também", brincou.

A esperança dos atletas se justifica, em parte, pelo rendimento dos companheiros nas estatísticas individuais da Superliga. Numa comparação desses dados somente entre os semifinalistas, o Banespa / São Bernardo tem vários destaques. O oposto Leandrão é maior pontuador do torneio, com 491 pontos, o melhor sacador, terceiro atacante, além de ser o quarto colocado em defesa, algo pouco comum para um atacante de 2 metros de altura. O líbero Polaco está em terceiro na recepção. Ricardo é o sexto na defesa. Alberto e Michael, os dois centrais, aparecem, respectivamente, em segundo e quarto no bloqueio. No ranking por equipes, entre os quatro times que chegaram a esta fase, o Banespa / São Bernardo é segundo colocado no saque, no levantamento e na defesa, e terceiro no ataque, na recepção e no bloqueio.

O técnico Mauro Grasso manteve a mesma escalação que jogou a segunda metade da Superliga. Assim, o Banespa / São Bernardo aposta em Talmo, Leandrão, Michael, Alberto, Willian, Ricardo e o líbero Polaco para evitar a saída prematura do torneio.

Caso o Banespa / São Bernardo vença, a quarta partida será realizada no sábado, às 15h30,no Ginásio Cidade de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;