Cultura & Lazer Titulo
Mariana Ximenes: dever cumprido
Por André Bernardo
Da TV Press
18/04/2004 | 18:27
Compartilhar notícia


Para Mariana Ximenes, a Ana Francisca de Chocolate com Pimenta é a personagem dos sonhos de qualquer atriz. “São várias numa só”, resume, referindo-se às vária mudanças sofridas. Aos 22 anos, Mariana Ximenes se orgulha daquela que é a sua primeira protagonista em apenas seis anos de carreira na TV. “A sensação de dever cumprido é inigualável”, diz, visivelmente satisfeita com o resultado.

A estréia da atriz aconteceu em 1998, também pelas mãos de Walcyr Carrasco, quando interpretou a dissimulada Emília em Fascinação, atualmente em reprise no SBT. Volta e meia, no intervalo de gravações no Projac, ela sintoniza a tevê no SBT para conferir sua performance inaugural. Apesar de uma interpretação vacilante, ela guarda boas recordações da novela. Principalmente por ter feito uma vilã, gênero de papel que não teve chance de fazer depois. “Não me arrependo ou me envergonho de nada do que fiz até hoje. Fascinação, por exemplo, fiz com a maior dignidade”, afirma.

Findas as gravações, Mariana pretende retomar os vários cursos que deixou inacabados. Desde que trancou a faculdade de Cinema em São Paulo para se dedicar integralmente às gravações de Andando nas Nuvens, seu primeiro trabalho na Globo, Mariana passou a ter aulas particulares de Literatura, Mitologia, História da Arte. “Acho importante olhar para trás e ver os degraus que já galguei na carreira. É uma evolução bacana”, diz. Nessa ascese profissional, Mariana ressalva que as sessões de análise possuem uma importância quase vital. É a terapia que ajuda a atriz a se decidir sobre esse ou aquele trabalho e, muitas vezes, a declinar desse ou daquele convite que não considera indispensável na sua carreira. “Gosto do que faço e gosto de gostar do que faço. Mas, para construir uma carreira sólida e duradoura, você precisa dizer alguns nãos de vez em quando”, diz ela, resoluta.

A revista Playboy convidou Mariana para posar nua, mas a moça recusou o convite. “Não recrimino quem já posou, mas não é esse o meu intuito”, justifica. “Eu posso até vir a usar a sensualidade como ingrediente para o meu trabalho, mas isso não faz parte de mim. Acho até graça disso. Afinal, sou tão pititica”, diz.

Mesmo assim, Mariana Ximenes já assumiu outros tipos explosivos também no cinema. Em O Invasor, de Beto Brant, fez a filha rebelde de um empresário que namora um assassino, é viciada em drogas e pratica ménage à trois. Já em O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca, vive a filha de um dentista ligado ao mundo do crime. Logo nas primeiras cenas, ela surge de calcinha, intimando Máiquel, o protagonista vivido por Murilo Benício, a ir para a cama. “Se você se propõe a fazer um trabalho desses, não pode ter pudores”, entende.

No cinema, Mariana Ximenes já atuou em cinco filmes. O mais recente deles foi Gaijin 2, de Tizuka Yamasaki, ainda sem previsão de estréia. Há dois anos, a atriz é casada com o produtor Pedro Buarque de Hollanda, um dos sócios da produtora Conspiração Filmes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;