Setecidades Titulo
Estopim garante título em Diadema
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
01/03/2006 | 08:35
Compartilhar notícia


A Estopim da Fiel é a campeã do Carnaval de Diadema. A escola ficou 12 décimos à frente da Raposa do Campanário. A disputa foi acirradíssima desde o início e o título só pôde ser comemorado no último quesito, com a leitura das notas da bateria. Os ritmistas do mestre Tubarão foram nota dez e garantiram a virada para cima da Raposa, que tirou 9,8.

Esse é o segundo título da Estopim da Fiel. Este ano, a escola apostou em um samba-enredo baseado na música Canto das Três Raças, de Clara Nunes. Nas alas, mostrou a formação do povo brasileiro, que mescla índios, brancos e negros. Mas o ponto alto do desfile foi o carro abre-alas, que levou para avenida uma chuva de papel picado.

Já a Raposa do Campanário contou a história da corrida do ouro que se deu no Brasil entre os séculos XVII e XVIII. A escola entrou impecável na avenida, com fantasias bem cortadas e uma boa variação de cores. Durante a apuração, a escola se alternou na liderança com Unidos do Serraria e Vila Nogueira. Na disputa, a Estopim da Fiel permaneceu como coadjuvante.

A partir da leitura das notas do quinto quesito, a escola iniciou a escalada rumo à vitória, com um dez atrás do outro. Para consagrar o título, a Estopim levou ainda cinco estandartes de ouro: evolução, baianas, fantasia e destaque, mestre sala e porta-bandeira e bateria. A honraria é dada à escola que se destaca em cada quesito.

O título foi comemorado com entusiasmo pela Estopim da Fiel. Vários membros da escola, entre eles a carnavalesca Sônia Ciriano, foram às lágrimas. A festa da vitória, no entanto, foi adiada para o próximo sábado. Isso porque o bairro 7 de Setembro – sede da escola – está de luto pela morte de “uma pessoa importante da comunidade”.

Triste também está a Unidos da Vila Alice. Vice-campeã do Carnaval 2005, a escola ficou em último lugar e foi rebaixada para o grupo 2. Seu samba, baseado no conto Alice no país das maravilhas, não convenceu e a agremiação chegou ao fim da apuração com um único dez, no quesito melodia e harmonia.

No grupo 2, o título do Carnaval 2006 ficou com a Unidos da Vila. A escola do Jardim Tiradentes apostou num samba-enredo baseado na abolição da escravatura e deu show na avenida, com alas coreografadas e paradinha da bateria que simulava a marcação da remada de um navio negreiro. A agremiação foi nota dez em oito dos dez quesitos e está mais uma vez no grupo 1, junto com a Mocidade Independente do Jardim Inamar, que levou o vice-campeonato com um samba sobre a paixão do brasileiro pelo futebol.

Curiosamente, os atrasos nos desfiles, que comprometeriam a pontuação de pelo menos duas escolas – Tradição Centro-Sul, no grupo 2, e Unidos do Serraria, no grupo 1 – não renderam perda de pontos para as escolas. Caso isso ocorresse, a Serraria é quem estaria no grupo 2 do Carnaval de Diadema e não a Unidos da Vila Alice.

Antes do início da apuração, o clima no ginásio João do Pulo era de final de campeonato. Os torcedores das escolas cantaram seus sambas e se rivalizaram com gritos de guerra. Para evitar incidentes, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar resolveram tirar todos os foliões de dentro do ginásio, que passou por um pente fino em busca de objetos que poderiam ser utilizados como armas num eventual confronto. Quando os portões foram reabertos, os foliões só puderam entrar após passarem por revista.

Classificação

Grupo 1

1ª - Estopim da Fiel - 98

2ª - Raposa do Campanário - 97,88

3ª - Unidos da Vila Nogueira - 96,9

4ª - Unidos da Serraria - 95

5ª - Unidos da Vila Alice* - 91,4

Grupo 2

1ª - Unidos da Vila** - 98,3

2ª - Mocidade do Inamar** - 96.9

3ª - Unidos do Santa Cruz - 96

4ª - Fantasia e Realidade - 74.1

5ª - Tradição Centro-Sul – 21

* Escola rebaixada ao grupo 2

** Escolas que subiram para o grupo 1




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;