Memória Titulo
A Santo André fabril e horizontal de 1960...

Um presente para a aniversariante Santo André: as fotos da cidade que o padre Ervino Vivian tirou em 1960

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Um presente para a aniversariante Santo André: as fotos da cidade que o padre Ervino Vivian tirou em 1960, quando praticamente iniciava sua caminhada sacerdotal como padre coadjuvante da Matriz de Santo André, na Vila Assunção. Foi assim: de posse da sua máquina fotográfica, padre Ervino dirigiu-se ao topo da torre da Matriz e começou a clicar em direção aos quatro lados da cidade.

As fotos viraram slides. Quarenta e nove anos depois, agora como vigário da Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo, o mesmo padre Ervino digitalizou as imagens, enviando-as à coluna. São 15 fotos, que começamos a publicar hoje.

IPIRANGUINHA
Desta primeira seleção, observamos os telhados da tecelagem Ipiranguinha, a primeira grande indústria da cidade, inaugurada na última década do século 19. A fábrica sobreviveu até o final da década de 1960. Ficava onde está hoje o Extra da Avenida Perimetral.

Observem as fotos: nem a Perimetral existia em 1960. Consequentemente, não era preciso nenhuma passarela para pedestres. O número de veículos pelas ruas era insignificante.

Na sequencia, imagens da Vila Assunção, já adensada, mas ainda com um casario horizontal. Era possível observar, no horizonte, as colinas suaves e livres de uma outra Santo André.

News Seller

Domingo, 12 de abril de 1959

Manchete - Deputado Anacleto Campanella apresenta projeto de lei criando o Tribunal de Alçada de Santo André

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 12 de abril de 1979

Manchete - Figueiredo (João, presidente da República) anuncia a 1º de maio o que muda na área social

São Paulo - Aumento dado (ao funcionalismo) por Maluf (Paulo, governador) não satisfaz.

São Bernardo - Obras do Vale do Saracantan e do bairro do Taboão são inspecionadas pelo BNH (Banco Nacional de Habitação).

Santo André - Jazigo nos cemitérios só com ajuda de políticos.

São Caetano - Lojas Columbia inauguram unidade na cidade.

Imprensa - ADC Pirelli homenageia o Diário.

Literatura - Escritor Jorge Andrade deixa a função de consultor cultural da Prefeitura de São Bernardo para escrever novelas na TV Tupi.

EM 12 DE ABRIL DE...
1929 - Sancionada a lei municipal nº 274, que autoriza o prefeito Saladino Cardoso Franco a assinar contrato para o serviço telefônico do Grande ABC.

1969 - 1º Companhia Independente de Bombeiros do Grande ABC inaugura seu novo prédio, na Alameda São Caetano, esquina com a Avenida Beraldo, no bairro Campestre. Capitão Celestino Henrique Fernandes é o comandante da companhia. A Avenida Beraldo leva hoje o nome de Avenida Prestes Maia.

HOJE
Dia da Intendência, Dia do Obstetra e Dia da Parteira.

SANTOS DO DIA
Ângelo de Chivasso, Ida, Júlio I, Sabas Godo e Vitor de Braga.

Crônica do Guido
Texto de Guido Fidelis

Vamos rememorar o sacrifício de Cristo para salvar os homens, livrando-os de seus pecados. E, com olhar fixo no céu, reverenciar a ressurreição de Cristo, exemplo que permite, a nós mortais, a certeza de que podemos purificar nossos sentimentos e construir um mundo melhor para todos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;