Setecidades Titulo Festa
Centro de Triagem Neonatal completa 1 ano

Foram realizados 30 mil atendimentos e novos serviços estão previstos

Por Marcela Munhoz
Diário do Grande ABC
15/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A rua Peri, no bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano, teve manhã de festa ontem. Pais, pacientes, médicos e funcionários do Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Drª Tatuya Kawakami comemoraram o primeiro aniversário do local, com direito a banda marcial e bolo.

Não faltam motivos para festejar. Em 2011, foram realizados 30 mil atendimentos (média de 2.500 por mês), sendo 1.500 só de Teste do Pezinho. "Superou as expectativas e tornou-se referência para o tratamento de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizado", pontuou Regina Maura (PTB), pré-candidata à prefeitura de São Caetano.

A dona de casa Patricia Elaine Galvão, 37 anos, frequenta o local desde a inauguração. Os dois filhos - de 9 e 15 anos - fazem acompanhamento. "Finalmente alguém entendeu a dislexia e está realmente tratando o problema. Já vi melhora nos dois. Eles se sentem em família aqui", contou. A equipe do centro de triagem é formada por 45 profissionais.

Para este ano, foram programados novos serviços, como mutirão de transtornos de aprendizagem. Para o dia 8 de maio está marcada a primeira triagem para pacientes com anemia falciforme. "A prevenção pode reduzir a chance de derrame em até cinco vezes", explicou Cristiano Gomes, coordenador do centro. O médico destaca a parceria com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para criação de aplicativos de tablets específicos para desenvolvimento de aprendizagem.

CHICO MENDES
Os sancaetanenses também celebraram no Parque Chico Mendes ontem. Para lembrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a prefeitura, em parceria com o Diário, reuniu profissionais que deram dicas de qualidade de vida, aferiram a pressão, verificaram a glicemia e ensinaram ioga. "É muito importante se cuidar", disse o aposentado Hélio Vernier, 77 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;