Internacional Titulo
Ônibus espacial Atlantis decola rumo à Estação Espacial
Por Do Diário OnLine
12/07/2001 | 09:53
Compartilhar notícia


O ônibus espacial Atlantis decolou na manhã desta quinta-feira da Flórida rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), com o objetivo de instalar um dispositivo de ar na estação, para que os astronautas possam andar pelo espaço.

A decolagem do Atlantis aconteceu às 5h locais (6h de Brasília), do Centro Espacial Kennedy. O dispositivo de ar custou US$ 164 milhões e deve ser instalado para que o posto em órbita se torne uma estação espacial em funcionamento, embora ainda faltem anos de trabalho para o término da estação.

A missão para que o dispositivo seja instalado deve durar 11 dias – esta é a décima missão destinada à construção do posto espacial.

O rendimento do braço robótico da estação espacial, instalado durante um vôo do ônibus em abril, ainda é uma incógnita. Apesar do braço ser um dos mais sofisticados e complexos maquinários já transportados para o espaço, ainda tem apresentado problemas à equipe de três pessoas, falhando durante a operação.

O braço pertence à Nasa (Agência espacial norte-americana) e à Agência Espacial do Canadá. Segundo as agências, o equipamento parece trabalhar direito, e os problemas são causados pelo sistema de back-up desnecessário para a operação.

A próxima fase da estação será a de experimentos científicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;