Setecidades Titulo
Policiais acusados de matar 2 garotos serão julgados na 5ª
Por Kléber Werneck
Da Sucursal de São Bernardo
26/05/2001 | 15:30
Compartilhar notícia


O adolescente A.S., 17 anos, será o principal personagem do julgamento marcado para a próxima quinta-feira no Fórum de São Bernardo, e que terá quatro policiais militares no banco dos réus. Depois de passar quase dois anos escondido como o primeiro beneficiário do Programa de Proteção a Testemunhas do Estado, o garoto reaparecerá para ser a testemunha de acusação nos assassinatos dos colegas Daniel Silva Catarino, 15, e Vando Almeida Araújo, 20, ocorridos por volta da 0h de 27 de agosto de 1999.

O caso ganhou repercussão na época por causa da denúncia de A.. Ele disse que estava deitado ao lado dos amigos no momento em que eles foram assassinados a tiros em um matagal na estrada do Montanhão, em São Bernardo. O adolescente só sobreviveu porque teria se fingido de morto após ser atingido por dois disparos.

Os soldados Ivair Roberto de Souza, Isaías Mendonça Silva, o cabo Wagner Augusto Pinheiro e o tenente Emerson Roberto de Cisto – que estão detidos no Presídio Romão Gomes, na capital –, teriam abordado o grupo momentos antes no Centro da cidade. Sem motivos aparentes, teriam ordenado aos garotos que entrassem na viatura, indo para a estrada do Montanhão.

O episódio mudou definitivamente a vida do adolescente. Há quase dois anos ele está afastado dos familiares e amigos, como determina o Programa de Proteção a Testemunhas. O porta-voz do seu novo cotidiano é o promotor Nelson Pereira Júnior, que será responsável pela acusação dos PMs. Ele recebe relatórios mensais sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo garoto.

“O conteúdo do relatório é sigiloso. Só posso afirmar que na parte material está tudo bem. Ele (A.) vem desenvolvendo atividades educacionais e profissionalizantes”, disse o promotor.

Pereira Júnior, no entanto, se disse preocupado com o estado emocional de A.. Segundo ele, o adolescente ainda guarda “marcas profundas” do episódio. “É nítido que ele precisa de acompanhamento psicológico mais intenso. Ele demonstra claramente que não conseguiu superar tudo o que aconteceu.”

Sobre o julgamento, o promotor acredita que o depoimento de A. será prova incontestável para a condenação dos policiais. Eles serão acusados pela prática de dois homicídios qualificados e uma tentativa. A pena mínima é de 12 anos para cada caso.

Os parentes dos adolescentes mortos esperam o julgamento da próxima quinta-feira com apreensão. A costureira Flordelice Elias da Silva, 45 anos, mãe de Daniel, disse que se encontra regularmente com a mãe dos outros garotos para acompanhar o andamento do processo. “Só de conseguirmos levar esses policiais a julgamento já é uma grande vitória, mas acredito que a Justiça será feita e eles serão condenados”, disse.

A reportagem do Diário não conseguiu manter contato com o advogado de defesa dos policiais, Marcos Ribeiro de Freitas. Em agosto do ano passado, ele reuniu o depoimento de 32 pessoas, que testemunharam no Fórum e garantiram que os policiais estavam em outro local no momento do crime.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;