Internacional Titulo
Tufão se afasta do Japão depois de ter deixado três mortos
Do Diário OnLine
15/07/2007 | 10:36
Compartilhar notícia


O violento tufão Man-yi está se afastando neste domingo do Japão após ter deixado três mortos, um desaparecido e 73 feridos desde quinta-feira no país, segundo autoridades locais e da imprensa. O tufão, o mais forte no Japão durante um mês de julho desde que o levantamento meteorológico foi criado, em 1951, varreu sábado a grande ilha meridional de Kyushu com rajadas de vento de mais de 220 km/h, chuvas torrenciais e ondas de dez metros de altura.

Neste domingo, ele atravessou o lado leste da costa Pacífica japonesa mantendo-se a 100 km da praia. Ele perdeu força e entrou sobre o Oceano Pacífico à noite, depois de ter passado a 200 km ao sul de Tóquio, segundo a Agência meteorológica.

Um menino de 11 anos e dois homens de 76 e 79 anos morreram em incidentes distintos no sul do Japão. Eles se afogaram depois de terem sido levados pela correnteza dos rios que transbordaram durante a tempestade. Uma pessoa desapareceu perto de Nagoya (centro). "A polícia recebeu uma ligação de alguém que dizia que uma pessoa estava sendo levada pela correnteza e tentava se agarrar aos galhos perto das encostas. Esta pessoa foi levada pela correnteza durante a ligação", contou o responsável local de Nagoya.

O tufão deixou ainda 73 feridos, segundo um balanço divulgado pelo canal público de televisão NHK. Cerca de 700 casas foram inundadas e dezenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas. "Eu escutei barulhos terríveis. Acordei assustada pensando que era um tremor de terra, e percebi que o chão estava inundado", contou à NHK uma mulher cuja casa foi alagada.

Cerca de 270 vôos domésticos e internacionais foram anulados neste domingo, afetado 24.000 passageiros. O serviço de trem de grande velocidade Shinkansen foi interrompido mais de quatro horas entre Tóquio e Nagoya, mas foi restabelecido durante o dia, depois que o tufão passou.

Este é o quarto tufão da estação no Oceano Pacífico, e o primeiro a atingir o Japão este ano. "Man-Yi" é o nome chinês de um lago artificial em Hong Kong. O Japão é regularmente varrido por violentos tufões entre julho e novembro. Em setembro de 2006, a passagem do tufão Shanshan provocou a morte de nove pessoas e deixou 300 feridos no arquipélago.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;