Cotidiano Titulo
Até que a morte os separe
Rodolfo de Souza
06/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Cronista é assim, está sempre de olho nos acontecimentos mais corriqueiros da vida, só para deles tirar proveito e, quem sabe, transformá-los na inspiração necessária para criar um texto bem bonitinho. Este que certamente preencherá o coração escritor antes mesmo de se apropriar do coração leitor. Não lhe falta, inclusive, oportunidade para bisbilhotar o terreno alheio e dele colher, por meio da conversa ouvida, assunto que venha a deitar no papel digital, armadilha estrategicamente disposta ali para bulir com o pensamento do incauto que se propõe a lê-lo.

Mas que feio!

Procure não me entender mal, o amigo que tomar nas mãos estas palavras e censurar o método, uma vez que este escritor não cultiva o hábito de se esconder atrás das portas para ouvir o que se discute na intimidade do outro. Acontece, porém, que dia destes, involuntariamente envolvido num rebuliço de casos, apartes, opiniões, contestações e demais histórias, não tive como não pensar numa crônica que exaltasse o ser humano e sua mania de promover controvérsias.

Discutiam, pois, as pessoas, a intrincada relação marido-mulher, que tem origem lá na pompa matrimonial e finda quando um deles ou ambos se saturam do cativeiro e botam a casa abaixo. E eu, que a tudo ouvia, não pude deixar de pensar no fato de estar cada vez mais escasso no mercado casal que cumpre à risca a determinação da santa madre igreja que manda viverem juntos até que a morte os separe. Pronto, envolvi-me no assunto. Como não podia deixar de ser, claro.

E foi a partir da conversa agitada das pessoas, todas do sexo feminino, o que sem dúvida apimentou ainda mais a questão, que ocorreu-me refletir e escrever sobre a controvertida personalidade humana, esta que passa toda uma vida em busca da felicidade, objeto de desejo impalpável que pode ser facilmente encontrado no sucesso financeiro, que leva ao conforto; na prole sadia a correr e encher de barulho o lar; no próprio casamento quando o amor esparrama pelas beiradas; nas viagens; no encontro com os amigos; no sonho com o relacionamento perfeito... Até mesmo nas mais improváveis situações.

É possível encontrar a felicidade, inclusive, nas pequenas coisas. Tudo depende do tamanho do coração de quem a busca – dirá o monge tibetano.

Mas ali, naquela conversa, o que se viu foi um desabafo lançado ao ar por causa das desfeitas atribuídas ao falecido, como é de praxe. Aquele que minou a relação por causa do amontoado de defeitos que sempre carregou e que, dos quais só agora, depois de separados, a ex-companheira se deu conta. “Tudo culpa dele!”

É provável até que este venha se utilizando do mesmo expediente para lançar, junto aos seus, impropérios contra a mulher que amara e que fora sua um dia. “Tudo culpa dela!”

É este, pois, o quadro que ora se apresenta: o casal de joelhos no altar a proferir o sim que, dentro em pouco, se transformará em não e espalhará estilhaços e rancores que ecoarão, sem piedade, por todos os lados, embora se saiba também que logo serão tocados pelo vento, misturados e confundidos com outros tantos, mundo afora.

É, acho que preciso com urgência de um protetor auricular! Diacho de ofício, este de cronista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;