Setecidades Titulo
‘ABC dos Bairros’ prioriza saúde
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/04/2006 | 07:58
Compartilhar notícia


O ABC dos Bairros deste domingo vai oferecer serviços básicos de saúde à população do Jardim Caçula, bairro periférico de Ribeirão Pires. Os moradores terão à disposição uma série de atividades essenciais e preventivas, como medição de pressão arterial e diabetes, orientação odontológica, cálculo do IMC (índice de massa corpórea) e programa de combate à desnutrição infantil, além de exames de acuidade visual e fonoaudiologia. Pela primeira vez, o projeto oferece, ainda, o diagnóstico de câncer de boca e laringe. As atividades acontecem nas escolas EE Farid Eid e EM Hebert José de Souza, prédios vizinhos, a partir das 9h.

O secretário de saúde do município, Patrício Balada Galaci, informa que 58 profissionais da Prefeitura participarão da ação de domingo. A equipe reunirá auxiliares e técnicos de enfermagem, dentistas e médicos, além de alunos voluntários da escola Alge, de Ribeirão Pires. “A secretaria também providenciou equipamentos e materiais específicos para a realização dos exames preventivos, como o teste do nível de glicemia no sangue”, diz.

Segundo o Ministério da Saúde, o país tem 11 milhões de pessoas com diabetes. O alerta do governo é para os pacientes que desconhecem o problema por não apresentarem sintomas. A Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que isso ocorre com 50% dos portadores da doença. Para evitar o tratamento tardio, a orientação é procurar fazer exames rotineiros e pesquisar casos de família. No próximo domingo, esse diagnóstico poderá ser feito na EE Farid Eid. A Secretaria de Saúde da cidade colocará voluntários treinados para o serviço.

O atendimento de saúde deve, portanto, ser priorizado pelos organizadores. A Prefeitura declara desenvolver planos direcionados, mas garante a importância do projeto ao reunir vários serviços em um só dia. “Esta é uma boa oportunidade também para os profissionais de saúde, que têm a chance de fazer um levantamento de dados junto à população”, completa o secretário.

Unidade móvel – Um ônibus transformado em consultório médico promete ser uma das grandes atrações do ABC dos Bairros deste final de semana. Montado pelo Instituto Valentim – uma organização sem fins lucrativos –, a unidade móvel estará preparada para atender e diagnosticar casos de câncer de boca e de laringe. Segundo a secretária da ONG (Organização Não-Governamental), Helena Nishida, o trabalho é comandado por uma equipe de 12 voluntários, entre médicos, enfermeiros e motorista.

Para o responsável pelo serviço, Paulo Jorge Valentim, o atendimento é extremamente importante, tendo em conta o número de casos no país (ver quadro nesta página). “Quando percebemos a presença da patologia, encaminhamos o paciente direto para o Hospital Arnaldo Vieira de Carvalho, em São Paulo, onde é devidamente tratado. Esse é o nosso maior serviço”, diz. De acordo com levantamento do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de boca é a oitava modalidade com maior incidência no Brasil. A cada ano, mais de 10 mil novos casos são registrados.

A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores armas para reduzir o número de vítimas. Segundo o Ministério da Saúde, 40% dos registros de câncer bucal acabam em morte. Isso acontece porque 70% dos diagnósticos são feitos quando a lesão já atingiu um estágio avançado. De acordo com Paulo Valentim, o câncer bucal se caracteriza por lesões de difícil cicatrização na parte interna da boca e na língua. “Já o câncer de laringe se caracteriza por rouquidão, falta de ar e dificuldade de engolir”, diz. O álcool e cigarro são os principais agentes causadores do câncer de boca. Para Valentim, a ação de domingo será um bom serviço social prestado aos que necessitam de atendimento. “Fazemos isso com um enorme prazer”, garante.

Realizado pelo Diário em parceria com prefeituras e parceiros da iniciativa privada, o ABC dos Bairros é um programa de ações integradas e voltadas à cidadania. ComGás e Real Food patrocinam a iniciativa.

Sintomas e causas do câncer de boca
Estudo realizado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) coloca o câncer bucal entre os tipos de patologia que mais crescem no Brasil. A cada ano, mais de 10 mil casos são registrados. Especialistas garantem que o desconhecimento dos sintomas é um dos grandes problemas a enfrentar. A prevenção, porém, segue como a principal arma contra a doença. Confira as dicas. 

Diagnóstico
Os sintomas do câncer de boca são simples de verificar. Normalmente, a doença ocasiona lesões doloridas, na parte interna da boca e na língua, as quais demoram a cicatrizar.

Prevenção
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos registros de câncer bucal acabam em morte do paciente. O governo afirma que isso acontece em função da demora no diagnóstico e início do tratamento. Em 70% dos casos, a doença só é descoberta quando está em fase avançada.

Causadores
O cigarro e o álcool são os principais causadores do câncer de boca. Médicos afirmam que a má higiene bucal, a exposição ao sol sem proteção e algumas deficiências imunológicas também podem colaborar para o desenvolvimento da doença.

Alerta
Além do câncer bucal, especialistas da área alertam para o perigo do câncer de laringe. A doença, pouco divulgada, caracteriza-se pelo excesso de rouquidão, falta de ar e dificuldade para engolir. Em nível avançado, a patologia pode levar a problemas de fala e mastigação.

Programação

Atividades serão no próximo domingo, em duas escolas de Ribeirão Pires situadas no Jardim Caçula, das 9h às 16h

EE Farid Eid - Rua Fagundes Varela, 25
- Emissão de carteira de trabalho.
- Emissão do cartão do cidadão.
- Elaboração de currículo.
- Balcão de empregos.
- Corte de cabelo.
- Orientação jurídica – posto do Procon.
- Orientação odontológica.
- Medição de diabetes.
- Medição de pressão arterial.
- Atendimento na área de Oftalmologia.
- Sala de Fonoaudiologia.
- Cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea).
- Programa de combate à desnutrição infantil.
- Atividades esportivas.

EM Hebert José de Souza. Rua Fagundes Varela, 35
- Jogos e brincadeiras.
- Contador de histórias.
- Cinema infantil.
- Pintura facial.
- Jogos de tabuleiro.
- Cama elástica.
- Atividades diversas de recreação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;