Diarinho Titulo
O que rolou em 2009
Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:18
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Sim! 2009 foi mais um daqueles anos inesquecíveis. Foi marcado tanto por coisas boas, como a criação do D+, a popularização do Twitter no Brasil, além das visitas dos Jonas Brothers e dos atores de Crepúsculo, quanto por coisas ruins, como a crise financeira, a gripe suína e a morte de Michael Jackson.

Também bombaram muitos micões, como a dança sensual da Miley Cyrus, e algumas figurinhas se tornaram carimbadas. Quem vai esquecer da Geisy da Uniban e do Zina, do Pânico? As expressões da novela Caminho das Índias não sairam da boca da galera, assim como o vídeo do Biafra e o Parapente não saiu do YouTube. Confira o que rolou neste ano ...

QUEM BOMBOU ... Formada por Dh, Bruno, Dan, Pedro e Dave, a banda Cine (foto) estourou! Garota Radical foi uma das músicas mais ouvidas do ano. Os meninos conquistaram o primeiro lugar no número de acessos no MySpace. Restart, Fresno, Hevo84, NX Zero, Gloria, Catch Side, Hóri e Stevens também deram o que falar.

VAMPIROS e lobos invadiram 2009, arrastando milhões de fãs às livrarias e aos cinemas. Amanhecer, último livro da saga Crepúsculo, vendeu 1,3 milhão de exemplares só no primeiro dia. O filme Lua Nova arrecadou R$ 6,5 milhões no Brasil. Por consequência, Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner foram os nomes mais ouvidos no ano.

ETERNIZADOS NO YOUTUBE
Atire a primeira pedra quem não acessou o YouTube em 2009 pelo menos uma vez. Vários vídeos foram vistos trilhões de vezes. O clipe da cantora Beyoncé, Single Ladies, foi copiado por pessoas de diferentes lugares do planeta. Susan Boyle, participante do programa Britain's Got Talent, também conquistou muita gente por causa do YouTube. Em novembro, lançou o CD

I dreamed a dream, que dois meses antes já tinha esgotado a venda no Amazon.com

Alguns vídeos viraram hits, como o do cantor Biafra ‘atropelado' por parapente e o Me Dá meu Chip Pedro. O garotinho que ficou ‘grogue' após ir ao dentista teve mais de 30 milhões de views.

Sthefany e Ximbica viraram celebridades instântaneas ao criarem seus próprios clipes. Vanusa, por outro lado, quer esquecer o dia em que cantou o Hino Nacional com a letra errada. O YouTube realmente não perdoa.

VISITAS INESQUECÍVEIS... Em maio, os irmãos Jonas lotaram o Morumbi e levaram milhares de fãs ao delírio. No mesmo mês, McFly arrasou na Via Funchal, mesmo palco em que Lili Allen se apresentou em setembro, quando o elenco de ISA TKM fez o HSBC Brasil se render à sua simpatia. Em outubro, a dupla Kristen Stewart e Taylor Lautner passou um dia em Sampa, o suficiente para causar terremotos por aqui.

NA BOCA DA GALERA
Como todos os anos, algumas expressões são tão faladas que acabam sendo incorporadas ao vocabulário do dia a dia. O programa Pânico na TV, da RedeTV!, foi uma das grandes fontes de expressões de 2009. Quem não sabe o que significa ‘Cadê o chinelo?', ‘Adriano, tá me ouvindo', ‘Ronaldo, brilha muito no Corinthians' e, mais recentemente, ‘Antonio Nunez', está totalmente por fora.

Se do CQC saiu a expressão ‘Beijo, me liga', do programa Toma Lá Dá Cá as frases mais ditas foram ‘É mara!' e ‘Mau Caráter'. ‘É a Treva', ‘Rosa Chiclete' e ‘Tô Bege' deram à novela Caras e Bocas, da Globo, ainda mais graça. A novela Caminho das Índias, também da Globo, tornou febre expressões indianas como Are Baba, Atchá, Baguan Kellie e, por causa dela, a música Você Não Vale Nada, tema da Norminha, foi uma das mais tocadas do ano.

FATOS MARCANTES
Em janeiro, Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos e já teve de enfrentar a crise financeira iniciada no ano anterior, que fez muita gente ir à falência no mundo todo. Outro acontecimento que mudou os rumos da história e matou muita gente foi a gripe suína (foto). Em junho, o mundo todo chorou com a morte do astro Michael Jackson.

GRANDES MICOS DO ANO
Miley Cyrus fez uma dança sensual durante o Teen Choice Awards, fato que não agradou os fãs. O pai defendeu a moça, que também resolveu deixar o Twitter a pedido do namorado, que nem é mais o atual.

Os cantores Rihanna e Chris Brown protagonizaram baixaria pública: ele teria espancado a namorada. A loirinha Taylor Swift arrasou em 2009 e faturou vários prêmios. O mico? Em um deles, o cantor Kanye West tirou o troféu das mãos dela e disse que quem merecia era Beyoncé.

INSTANTES DE CELEBRIDADE
Cada vez mais quem é excêntrico, namora famoso ou é alvo de protestos vira celebridade. Jesus Luz, modelo que conquistou o coração da Madonna, quando ela esteve por aqui em 2008, apareceu em tudo quanto é jornal e revista internacional. O Zina, do Pânico na TV, também fez a vida. Ganhou casa e emprego na RedeTV!, mas foi preso com cocaína em outubro. A que mais deu o que falar foi a aluna da Uniban Geisy Arruda, que condenada por usar vestido curto, agora estuda proposta para posar nua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;