Política Titulo Está na vice governista
PTB de S.Caetano sofrerá intervenção no domingo
Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
15/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O diretório estadual do PTB vai intervir e destituir o comando do partido em São Caetano, no domingo. Ontem, o Diário antecipou que a legenda definiu que apoiará o projeto de reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e, de quebra, terá o vereador Jorge Salgado (PTB) no posto de vice.

A intervenção tirará o presidente da Câmara, Paulo Bottura (PTB), do comando do diretório local da legenda e vai alçar Salgado à presidência. A estratégia visa inflar a nova comissão provisória exclusivamente com apoiadores de Pinheiro, já que tanto Bottura quanto os demais integrantes do atual diretório (incluindo os vereadores Gérsio Sartori e Flávio Rstom) são fiéis ao retorno do ex-prefeito e pré-candidato ao Paço pelo PSDB, José Auricchio Júnior.

O encontro que definirá a nova composição do PTB são-caetanense ocorrerá às 10h e, segundo petebistas, provavelmente será realizado na sede do partido na cidade, no bairro Oswaldo Cruz. O presidente do PTB paulista, deputado estadual Campos Machado, comparecerá ao evento para comunicar oficialmente aos três vereadores pró-Auricchio que o partido caminhará com Pinheiro na eleição de outubro.

Embora esperada, a escolha do PTB de selar dobrada com Pinheiro agitou o cenário político na cidade. Sob o comando de Bottura, a agremiação vinha ensaiando apoio ao vereador e pré-candidato a prefeito pelo PR, Fabio Palacio. O acordo definitivo com Pinheiro foi selado em reunião na quarta-feira entre Campos e o secretário de Governo e principal articulador do Palácio da Cerâmica, Nilson Bonome (PMDB).

Nos bastidores, petebistas descontentes com a decisão do partido analisam que a aliança formal não altera o cenário na prática. Mesmo com a sigla integrando oficialmente o arco de alianças de Pinheiro, Bottura, Sartori e Rstom pedirão votos a Auricchio, inclusive Pádua Tortorello, cuja candidatura ao Paço foi enterrada. Na ótica de alguns petebistas, o cenário será semelhante ao pleito de 2012, quando Auricchio, então no PTB, indicou, a contragosto do partido, Regina Maura Zetone (hoje no PSDB) para disputar sua sucessão. Embora tivessem seus nomes impressos nos santinhos da prefeiturável, candidatos petebistas e de siglas aliadas pediram, na surdina, apoio a Pinheiro nas ruas. Salgado disse que aguarda reunião com Campos. Bottura não atendeu aos telefonemas do Diário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;