Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Colite ulcerativa - Dr. Leo Kahn

Doença inflamatória do intestino na parte do cólon e reto...

Por Dr. Leo Kahn
04/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Doença inflamatória do intestino na parte do cólon e reto, também chamada de proctite ulcerativa, pancolite ou colite distal.

É uma inflamação inespecífica que pode ser classificada em superficial, crônica e exuberante, acometendo exclusivamente a mucosa, provocando lesões contínuas nas áreas em que se manifesta, sendo que a extensão e as características das lesões que determinam a sua gravidade.

Podem ocorrer ainda manifestações extraintestinais, como dores articulares, eritema nodoso, pioderma gangrenoso e, mais raramente, alterações oculares e hepáticas. Afeta pessoas de ambos os sexos, na faixa etária de 15 e 30 anos ou depois dos 60, com maior incidência na raça branca e em judeus. Nos Estados Unidos atinge de 35 a 100 indivíduos em cada 100 mil habitantes, sem causa conhecida, acredita-se que haja componente hereditário, imunológico e fatores ambientais.

Sinais e Sintomas:

- Dor abdominal.

- Diarreia com sangue.

- Febre.

- Náuseas.

- Anemia.

- Fadiga.

- Perda de peso.

- Perda de apetite.

- Perda de fluidos corporais e nutrientes.

- Lesões na pele.

- Artralgia.

O diagnóstico é feito pelo médico gastroenterologista através do histórico e exame físico do paciente, podendo ser solicitados exames complementares, como hemograma completo, ferro sérico albumina, VHS, proteína C reativa, Fezes, marcadores sorológicos e pelos exames de raios X com contraste, colonoscopia e tomografia computadorizada.

SAIBA MAIS:

- A doença de Crohn também é inflamatória intestinal, mas se diferencia porque pode acometer qualquer ponto do trato digestivo e se caracteriza por inflamação em todas as camadas da parede do intestino, enquanto que a colite ulcerativa ataca somente o cólon e o reto.

- Em 15% das colites ulcerativas podem existir fissuras ou abscessos retais.

- Não ingira alimentos que contenham fibras insolúveis, como cascas de frutas, verduras etc. para não estimular o intestino e agravar as crises de diarreia.

- Reduza ao máximo a ingestão de condimentos.

- Evite leite e seus derivados.

- Não utilize bebidas fermentadas.

- Os principais sintomas são sangramento e diarreia com cólicas, sangue, muco e, eventualmente, com pus se houver infecção.

- As crises de diarreia são persistentes, ocorrem durante o dia e também à noite e de madrugada.

- Depois das refeições, o reflexo para evacuar é intenso.

- Crescimento prejudicado, especialmente em crianças.

- Durante a evolução da doença, podem surgir desnutrição, perda de peso, megacólon tóxico, perfuração do cólon e peritonite.

- Na pancolite o risco de câncer do cólon fica aumentado.

- Procure seu médico se tiver sangramento intestinal ou crises persistentes de diarreia.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;