Nacional Titulo
Tuma Júnior deve ser afastado do Dird
Do Diário do Grande ABC
30/04/2000 | 16:23
Compartilhar notícia


O delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo, afirmou neste domingo que o delegado Romeu Tuma Júnior deve ser transferido da Divisao de Registros Diversos (DRD). Com isso, Tuma deve ser definitivamente afastado da força-tarefa que investiga as denúncias de irregularidades na administraçao municipal.

"Quando conversamos, ele me disse que nao teria condiçoes de ficar na Divisao após todo esse episódio", disse Desgualdo, hoje, durante a homenagem aos policiais mortos ou feridos em serviço, realizada no Parque Villa-Lobos.

Desgualdo referiu-se às denúncias realizadas por Tuma Júnior, na semana passada. Ele acusou o delegado Jorge Miguel, diretor do Departamento de Identificaçao e Registros Diversos (Dird), de manipular diretamente o depoimento do secretário do Governo Municipal, Carlos Augusto Meinberg. O DRD é uma divisao subordinada do Dird. O secretário foi ao Dird na semana passada, onde prestou depoimento ao delegado Maurício Correali. O objetivo de Miguel seria evitar que Meinberg fosse indiciado.

O depoimento de Meinberg, na versao de Tuma, foi interrompido várias vezes por Miguel, que teria insistido para que Correali terminasse a sabatina. O diretor do Dird negou as denúncias e afirmou que nem conhece o secretário Meinberg.

As acusaçoes do suposto favorecimento deram início a um processo na Corregedoria da Polícia Civil. Ontem, Tuma foi ouvido pelo delegado-corregedor, Rui Estanislau Silveira Melo. O corregedor nao quis revelar o teor do depoimento, alegando que o processo está sob sigilo.

Juízo - Melo também nao quis comentar sobre o assunto. "Como corregedor eu nao posso emitir juízo de valor sobre o caso", justificou. Além de Tuma, o corregedor já ouviu os delegados Correali - que se recusa a falar sobre o assunto - e Nazareth Neto, que deve assumir os inquéritos sobre as suspeitas de corrupçao na administraçao municipal.Desgualdo nao soube informar o destino de Tuma, caso realmente deixe o DRD. "Vamos ver onde ele poderá ser encaixado", disse ontem o delegado-geral.

Tuma evitou comentar o possível afastamento das investigaçoes sobre a máfia dos fiscais. Ele está de férias e deve retornar ao trabalho apenas na próxima semana. "O que for decidido eu tenho de acatar", resumiu o delegado.

Essa nao foi a primeira vez que Tuma ameaça abandonar as investigaçoes sobre a máfia dos fiscais. Em março do ano passado época em que as investigaçoes da máfia estavam no auge, o delegado ameaçou abandonar o caso e quase entrou em choque com o delegado-geral.

O motivo teria sido um telex de Desgualdo que limitaria as açoes do delegado nos inquéritos policiais que investigavam irregularidades administrativas na administraçao municipal. Na época, o afastamento nao foi aceito pela Secretaria de Segurança Pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;