Cultura & Lazer Titulo
Fotógrafos colocam Paranapiacaba em baralho
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
01/12/2004 | 11:23
Compartilhar notícia


Paranapiacaba será apresentada de uma forma inusitada às 20h desta quarta na Casa do Olhar, em Santo André, em evento com entrada franca. Nove fotógrafos do Grande ABC que participam do Núcleo de Fotografia sediado no espaço andreense registraram cenas da Vila Ferroviária e agora as mostram impressas em cartas de baralho.

A produção do Baralho de Imagens, de caráter artístico, integra o projeto Paranapiacaba - Outras Paragens, desenvolvido entre janeiro e outubro deste ano e que contou com diversas outras atividades.

Com tiragem de 3 mil exemplares, o baralho segue o formato tradicional: tem 52 cartas de 9,5 cm x 5,5 cm, além de quatro curingas. É tanto para se jogar quanto para ser apreciado. Ele traz imagens em preto-e-branco que revelam sobretudo a arquitetura, os moradores e a natureza de Paranapiacaba.

Em vez de paus, ouros, copas e espadas, os naipes são desenhos (individuais) de árvore, pássaro, trem e igreja. Já os curingas são ilustrados com o desenho de um lambe-lambe. Nário Barbosa, repórter fotográfico do Diário, além de ter imagens de sua autoria reproduzidas em cartas do baralho, criou também os desenhos dos naipes e dos curingas.

Para designar os autores das fotografias são utilizadas nas cartas símbolos referentes a cada um deles: Dino P. dos Santos é representado por um sol e Marcello Vitorino, por uma bolinha preta, por exemplo.

Cada jogo de baralho é acompanhado por um folder no qual constam os créditos do projeto, textos curtos de cada participante da iniciativa e os nomes dos fotógrafos e os respectivos desenhos que os designam.

Carlos Marson, Giampietro Zanon, Marcos Blau, Wedson Onorio Silva, Cleo Santos e Fátima Roque são os outros autores das fotos reproduzidas nas cartas. O lançamento do baralho, que não será comercializado, contará com projeção de imagens, algumas que figuram no conjunto e também outras, sempre de Paranapiacaba e de autoria de membros do Núcleo de Fotografia da Casa do Olhar. Uma cota de jogos é destinada à distribuição aos presentes ao evento.

Depois da apresentação desta quarta, haverá o lançamento em Paranapiacaba, no próximo sábado (dia 4), às 19h, no galpão ao lado da biblioteca. Jogos de baralho serão entregues em todas as casas da Vila. Museus, centros culturais e bibliotecas públicas, principalmente do Grande ABC, também receberão exemplares.

O projeto Paranapiacaba - Outras Paragens teve apoio cultural da Prefeitura de Santo André e da indústria regional Solvay Indupa S.A. e contou também com diversas outras atividades. Entre elas, oficinas de fotografia realizadas sobretudo ao longo da 4ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizada em julho passado, e voltadas principalmente aos moradores da Vila Ferroviária.

"O Baralho de Imagens transformou-se em suporte para parte do resultado da produção do Núcleo executada nos tantos meses de trabalho com a comunidade de Paranapiacaba e deve servir como documento, material de estudo e difusão de conceitos e pensamentos trabalhados durante todo o processo dessa relação com a Vila. Mas o baralho é mais que simples suporte. É convite à reunião, ao jogo que se faz no coletivo (...)", explica o texto de autoria do Núcleo de Fotografia sobre o projeto.

Baralho de Imagens - Lançamento. Na Casa do Olhar - r. Campos Sales, 414, Santo André. Tel.: 4992-7730. Quarta, às 20h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;