Setecidades Titulo Mobilidade
Prefeitura constrói ponte com materiais reutilizáveis
Daniel Macário
Especial para o Diário
20/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Em projeto que uniu a demanda de contenção de custos à antiga solicitação de moradores, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, inovou e está construindo a primeira ponte do município com materiais reutilizados, localizada na Rua Amarilis, na Vila Cecília Maria. A passagem, feita com custo zero, vai substituir antiga ponte que apresentava risco.

Na obra, materiais que seriam descartados compõem a estrutura, tais como trilhos de linha férrea, perfis metálicos da cobertura do Calçadão da Oliveira Lima, postes de iluminação do Natal da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e estrutura de braços de iluminação pública. Tubos de concreto possibilitaram a montagem de andaime para a construção, além do uso de guias e paralelepípedos retirados de ruas que foram asfaltadas para contenção. A ponte deve ser entregue nas próximas semanas.

O secretário Paulinho Serra (PSD) explica que o projeto surgiu da capacidade técnica dos funcionários da Pasta. “Série de fatores motivaram, entre eles a contenção de custos. As duas últimas reformas de parques entregues na cidade (Celso Daniel e Chácara Pignatari) já tiveram bancos e playground feitos com itens reutilizados e foram elogiados.”

O Diário mostrou em outubro a situação precária da antiga passagem. Agora, moradores comemoram a construção da ponte. De acordo com o aposentado Roberto Vanderlei Palacio, 65 anos, o projeto garante segurança. “Foi a melhor coisa a ser feita. Apesar de feita com materiais reaproveitados, vemos que a estrutura é muito resistente. A base é feita com trilhos de trem, seguros demais.”

Outra que aprovou o projeto foi a cozinheira Rosângela Pereira dos Santos, 39. “Vai facilitar nosso acesso para a Rua Carijós. Agora não teremos mais medo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;