Política Titulo
Oswaldo protege Severino: 'Isso é bobagem'
Por Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
15/03/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Sem se importar com a opinião pública, o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), nomeou ontem Severino Manoel da Silva como o novo comandante da SSU (Secretaria de Serviços Urbanos), conforme o antecipado pelo Diário na sexta-feira. O comissionado, promovido ao 1º escalão, é acusado de tentativa de favorecimento pelo professor Daniel Clementino, prejudicado em concurso público da Prefeitura. A situação, contudo, foi minimizada pelo chefe do Executivo.

Questionado sobre se o envolvimento de Severino no caso poderia atrapalhar o governo, foi enfático. "Não. Não tem nada a ver. Isso é bobagem", concluiu o petista. A declaração foi concedida ontem, durante encontro dos sete prefeitos da região no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Severino é acusado de tentativa de favorecimento em caso noticiado pelo Diário no dia 1º de fevereiro. Na ocasião, ofereceu emprego na administração petista (de agente de Saúde e professor substituto) em troca do silêncio de Daniel, aprovado em concurso público, mas não empossado por ter perdido o prazo para a convocação - o professor alega que a Prefeitura não publicou o resultado da concorrência em órgãos discriminados no edital.

Oswaldo, porém, admite que sequer conversou com Severino sobre o assunto. "O rapaz entrou na Justiça, que acho o melhor caminho", considera, sem mostrar poder para investigar a denúncia. "O que posso fazer em um caso desse? Sinto muito, mas não posso fazer nada."

Severino é aliado histórico de Oswaldo Dias, tendo ocupado a titularidade da Secretaria de Governo em 2004, último ano do segundo mandato do petista como prefeito. Sua atuação na Pasta está ligada à exposição Túnel do Tempo, organizada pela Prefeitura e considerada propaganda eleitoral.

O episódio resultou na cassação da candidatura do pleiteante do PT à sucessão de Oswaldo, Márcio Chaves, inocentado em 2010 pela Justiça de Mauá (leia reportagem ao lado). A decisão, contudo, condenou Oswaldo e Severino à perda dos direitos políticos por cinco anos, além do pagamento de multa de R$ 900 mil a cada um. O processo está em fase de recurso.

 

Petista confirma Márcio Chaves na superintendência da Arsae

 

Oswaldo Dias confirmou que o seu desafeto histórico Márcio Chaves (PT) será o novo superintendente da Arsae (Agência Reguladora de Serviços de Água e Esgoto). Ele assumirá o posto na segunda-feira, em substituição a José Carlos Soares do Carmo, que enfrenta problemas de saúde.

O martelo foi batido após semanas de negociações, em que foram colocados na balança os compromissos de ambos para a eleição de 2012. Para justificar a nomeação, porém, Oswaldo desconsiderou o histórico de desavenças. "Pessoalmente nunca houve intriga. Isso era mais de bastidores, de militâncias periféricas."

O prefeito tem cumprido a estratégia de abrir o governo para todas as alas petistas de Mauá, garantindo o seu fortalecimento no partido. O chefe do Executivo acredita que com o PT unificado em torno de seu nome, inicia a corrida pelo Paço como o favorito.

Márcio, por sua vez, garante holofote para pleitear ser o candidato da sigla na hipótese de o prefeito desistir da reeleição. Neste cenário, brigaria com o deputado estadual Donisete Braga e com o vice-prefeito, Paulo Eugenio Pereira Júnior, cujos representantes de seus grupos também estão lotados no primeiro escalão.

Desde 1988, Oswaldo e Márcio se revezam como os candidatos do PT a prefeito de Mauá. A competitividade entre os dois não esfriou sequer entre 1997 e 2004, período em que Oswaldo exerceu seus primeiros mandatos à frente do Executivo, com Márcio como vice-prefeito. A relação piorou justamente em 2004, com a exposição Túnel do Tempo, quando o então prefeiturável acusou Oswaldo pela cassação de sua candidatura. Colaborou Beto Silva




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;