Cultura & Lazer Titulo Tecnologia
Uso sustentável de energia
Caroline Eidt
Ciência Hoje/RS
12/10/2009 | 07:14
Compartilhar notícia


Substituir as tradicionais telhas e cobrir casas e edificações com uma camada de vegetação. A proposta está sendo testada na PUCRS (Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul) com bons resultados. A casa que recebeu o telhado verde permaneceu com a temperatura interna mais constante e teve menores gastos com o ar-condicionado que casas iguais com tetos de zinco ou fibrocimento.

Os protótipos das casas foram construídos como parte do projeto USE (Uso Sustentável de Energia). Márcio D'Avila, professor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) e membro da equipe do projeto, adverte que determinar o melhor modelo de telhado verde exige a análise de vários aspectos.

"Estamos pesquisando diversas espécies de plantas. É importante que elas resistam bem aos períodos de estiagem", diz, lembrando que a composição da terra, o nível de retenção da água da chuva e o peso que cada estrutura arquitetônica precisa suportar são outros itens a serem considerados.

CUSTOS MENORES
Um dos objetivos do USE é reduzir os gastos com a energia elétrica no campus central da universidade. Para isso, um comitê do projeto verifica o consumo em todos os prédios. D'Avila lembra que a cobertura vegetal evita, por exemplo, o surgimento de ilhas de calor nos centros urbanos.

"Em dias quentes, geralmente evitamos ficar em locais onde a superfície é composta por materiais que retêm o calor gerado pelos raios solares, como o asfalto e o concreto. O telhado verde diminui essa retenção de calor", afirma.

A pesquisa, iniciada em novembro do ano passado, envolve hoje um grande número de unidades acadêmicas. A previsão do comitê é que, nos próximos seis meses, as primeiras experiências com o telhado verde sejam estendidas a todos os prédios do campus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;