Economia Titulo Alta
Inflação na construção civil perde força em janeiro

Preços sobem 0,37% neste mês; em dezembro alta foi de 0,59%

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
27/01/2011 | 07:10
Compartilhar notícia


Os preços para construção de imóveis começam a dar uma trégua, com a inflação na construção civil perdendo força neste início de ano. O INCC-M (Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado), que mede a evolução de preços no setor, avançou 0,37% em janeiro, abaixo do resultado de dezembro, quando houve alta de 0,59%. Até janeiro, o INCC-M acumula alta de 7,42% em 12 meses.

O indicador, divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), representa 10% do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado).

Ao detalhar o desempenho do INCC-M em novembro, a FGV informou que os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 0,42% em janeiro.

Em dezembro, a inflação deste segmento foi menos intensa, de 0,13%. Já os preços de mão de obra subiram 0,32% em janeiro, após registrarem alta de 1,08% em dezembro.

Entre os produtos pesquisados para cálculo do indicador, a FGV informou que as mais expressivas elevações de preço na construção civil foram apuradas em vale-transporte (4,87%), condutores elétricos (4,11%) e taxas de serviços e licenciamentos (2,85%).

Já as mais expressivas quedas de valores foram vistas em vergalhões e arames de aço ao carbono (baixa de 1,20%), metais para instalações hidráulicas (queda de 0,15%) e tubos e conexões de ferro e aço (recuo de 0,17%).

MERCADO

No último balanço da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), as vendas de material de construção no varejo tiveram alta de 7,8% em novembro com relação a outubro. Já na comparação entre novembro de 2010 com novembro de 2009, o desempenho foi 8,5% superior.

De janeiro a novembro, o segmento de material de construção cresceu 10,5% sobre o mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o desempenho foi de 11%, segundo a Anamaco. (com AE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;