Setecidades Titulo Mobilidade
Espera é marca do
transporte em S.Caetano

Passageiros dizem que chegam a esperar até 40 minutos no ponto para pegar um ônibus municipal

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
02/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Na teoria, os ônibus municipais de São Caetano não deveriam demorar tanto para passar, já que a cidade possui a menor extensão territorial do Grande ABC, cerca de 15 km². Mas, na prática, isso não acontece. O longo tempo de intervalo entre um coletivo e outro é o maior problema do transporte público do município, principalmente nas linhas que atendem aos bairros Santa Maria, Santa Paula, Boa Vista e Prosperidade. Usuários ouvidos pela equipe do Diário afirmam ser comum ficar até 40 minutos no ponto.

“Independentemente do horário, é complicado. Fico 20, 30 minutos todos os dias esperando. Como demora muito, o ônibus já chega lotado, principalmente em horários de pico. É preciso ter paciência”, reclamou o motorista Jader Pereira Marques, 30 anos.

A equipe do Diário aguardou na parada junto com o munícipe e testemunhou o problema. O coletivo demorou 20 minutos para passar pela parada Senai, no bairro Boa Vista, divisa da cidade com Santo André, na Vila Palmares. Para se ter idéia da demora, enquanto o ônibus de São Caetano não passava, três veículos que fazem linha intermunicipal e outros seis coletivos adreenses, que trafegam pela divisa, passaram pelo local.

“Acho que o transporte público de São Caetano é muito bom. O único problema é a demora para passar ônibus. Tirando esse incômodo, o resto é tranqüilo”, afirmou a servente de pedreiro Ivaneide Maria da Silva, 40.

A viagem do bairro Boa Vista até o terminal, no Centro, demora 30 minutos. O trajeto passa por aproximadamente 12 vias, entre elas as avenidas Visconde de Inhaúma, Paraíso e Dr. Augusto de Toledo, além das ruas Epitácio Pessoa, Manuel Augusto Ferreirinha, Walter Tomé, Francesco de Martini e Amazonas.

O que causa demora no percurso da linha é o grande número de paradas – foram aproximadamente 15. Portanto, para chegar ao Centro, entre espera e trajeto, o usuário leva cerca de 50 minutos. O caminho é feito por um veículo de passeio em cerca de dez minutos. O passageiro que sai do Boa Vista, por exemplo, com destino ao bairro Prosperidade, outro extremo do município à beira da Avenida dos Estados, leva aproximadamente duas horas.

Quando chega no terminal, o munícipe, que já gastou 50 minutos, espera quase 20 minutos para pegar a linha lá. Até chegar ao ponto final do trajeto, o ônibus que a equipe do Diário utilizou demorou cerca de uma hora. Entre às 18h e 19h, o trânsito também atrapalha o tempo de saída e chegada dos coletivos.

A Prefeitura de São Caetano informou que, para evitar atrasos nas linhas, faz monitoramento de todos os ônibus por meio de GPS. De acordo com a administração municipal, não há previsão para melhorias no transporte público. Ao todo, a cidade possui 51 coletivos, que operam as oito linhas municipais. Segundo o Executivo, em todo o ano passado foram registradas oficialmente apenas nove queixas sobre o sistema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;