Automóveis Titulo
SUV da nova Hilux está pronto
André Gomide
Da Agência Hp Press
16/06/2005 | 09:41
Compartilhar notícia


O sucesso que a nova picape Hilux vem mostrando nesses dois meses de vendas tem tudo para se repetir no modelo SUV derivado do mesmo projeto que será lançado no segundo semestre. Compacto, com uma bom pacote técnico e contanto com a vantagem do preço Mercosul, o modelo poderá desbancar os concorrentes nacionais em volume de vendas como fez a picape Toyota. O modelo já é vendido em alguns países da Ásia, onde recebe o nome de Fortuner.

O plano global da marca é oferecer a linha de produtos integrantes do Projeto IMV (a plataforma vai gerar cinco modelos diferentes) em 140 países. Na América Latina, a produção ficará concentrada na fábrica da Argentina que acaba de receber um alto investimento na modernização da linha de produção.

Com esse novo produto, a Toyota ganha a vantagem do preço mais competitivo em relação aos modelos de procedência externa, como é o caso do Mitsubishi Pajero Sport, um dos concorrentes diretos. No Brasil o novo modelo da Toyota vai bater de frente também com a Chevrolet Blazer que deverá receber atualizações de linha nos próximos meses junto com a S10.

O desenho do Fortuner aproveita muito da picape, como se pode ver pelas fotos, especialmente a parte dianteira. A partir da porta traseira é que acontecem as mudanças mais profundas. O Fortuner é quase meio metro mais curto que a Hilux. Mede 4,69 metros e a picape 5,25 m.

Na parte mecânica a maior novidade aparece no sistema 4x4 que é permanente (4WD) no Fortuner. A linha de motores não deverá ser muito diferente da que é usada na picape. Nos mercados asiáticos a Toyota disponibiliza para o Fortuner o motor diesel de 3.0 litros, 16 válvulas, turbo e 163 cv de potência e uma versão a gasolina de 2,7 litros de 160 cv. Qualquer que seja o motor, a ficha técnica aponta apenas um tipo de câmbio: automático de quatro velocidades.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;