Internacional Titulo
NYT: Saddam Hussein e Bin Laden foram aliados nos anos 90
Do Diário OnLine
Com Agências
25/06/2004 | 11:09
Compartilhar notícia


Uma matéria publicada na edição desta sexta-feira do jornal The New York Times, dos Estados Unidos, revela uma ligação entre o ex-ditador do Iraque Saddam Hussein e Osama Bin Laden, atual líder da rede terrorista Al Qaeda, na década de 90. De acordo com a reportagem, os dois teriam unido forças para derrubar a família real saudita.

Documentos encontrados pelo Exército dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque, mostram que Saddam manteve contato com Bin Laden no Sudão, onde o milionário terrorista morava. Na época, ele (Bin Laden) ainda não comandava a rede terrorista.

Após encontro, e a pedido do próprio ex-ditador, Bin Laden teria iniciado uma campanha para derrubar e denegrir a imagem do governo saudita. No entanto, uma segunda solicitação de Saddam não foi cumprida. Segundo periódico norte-americano, operações contra forças estrangeiras que estavam presente na Arábia Saudita não foram realizadas.

Informação duvidosa - A informação do jornal norte-americano não foi recebida com credibilidade, já que existem controvérsias sobre uma ligação entre Osama Bin Laden e Saddam Hussein. De acordo com a comissão independente que investiga os atentados de 11 de Setembro, não há nada concreto que comprove o elo entre os dois principais inimigos de George W. Bush – presidente dos EUA.

No entanto, para Bush, a reportagem do The New York Times funciona como um alento, já que o governante afirmava que Saddam Hussein protegia redes terroristas e mantinha um relacionamento próximo com a Al Qaeda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;