Internacional Titulo
AI pede que UE aborde Direitos Humanos no encontro
Por Do Diário do Grande ABC
25/06/1999 | 09:35
Compartilhar notícia


A Anistia Internacional (AI) pediu à Uniao Européia que invoque o respeito aos Direitos Humanos junto aos países participantes da América Latina e do Caribe, durante a Cimeira, a primeira Cúpula de chefes de Estado e de governo que acontece segunda e terça-feira, no Rio de Janeiro.

Segundo comunicado publicado esta sexta-feira, o Brasil é citado como um dos países que mais desrespeitam os direitos humanos, principalmente nas prisoes.

A Anistia Internacional tem uma ``longa lista de preocupaçoes em relaçao às violaçoes dos Direitos Humanos na regiao'.

Por isso, pede encarecidamente à UE que tome medidas em relaçao a três aspectos: a situaçao dos defensores dos direitos humanos, a implementaçao da cláusula dos Direitos Humanos e democrática, nos acordos que sejam firmados com os países da regiao e, finalmente, que se interesse sobre as condiçoes carcerárias na regiao, principalmente no Brasil.

A organizaçao ``lamenta profundamente' que nao se tenha oferecido às Organizaçoes Nao-Governamentais de Defesa dos Direitos Humanos nenhuma participaçao na Cúpula do Rio.

Por outro lado, mil ONGs dos dois continentes, entre elas a Federaçao Internacional de Ligas de Direitos Humanos (FIDH) e a Plataforma Sul-Americana dos Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento, pediram numa declaraçao solene que a Cúpula do Rio garanta a participaçao da sociedade civil dos países integrantes da cúpula, conforme previsto pelos acordos internacionais e na gestao de programas de cooperaçao.

As ONGs pedem também que se coloquem em marcha mecanismos para anular ou reduzir significativamente a dívida externa destes países, que se analise o impacto dos programas de cooperaçao dos povos nativos e de reservar destaque ao tema do desenvolvimento sustentável, os Direitos Humanos e a democracia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;