Memória Titulo
Um jornal estudantil na Santo André de 1948
Por Ademir Medici
Diário do Grande ABC
07/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A lista de jornais editados em Santo André, a partir de O Monitor, de 1904, enriquece-se com O Estudante. Um belo jornal da Escola Técnica de Comércio de Santo André que circulou em 1948. Enriquece-se a pesquisa do jornalista Valdenízio Petrolli, autor de belíssima dissertação de mestrado sobre o tema.

Quem guardou o exemplar foi Adília Mendes Campos, irmã de um dos editores de O Estudante, o doutor Admar Mendes de Campos, ontem apresentado em Memória. Dona Adília faleceu aos 93 anos, em 24 de julho de 2015; doutor Admar, lúcido, elegante, completou 97 anos em maio último.

Vera Lúcia, sobrinha de Dona Adília e do doutor Admar, foi quem localizou o exemplar do jornal. São dois. Hoje um integra o acervo da página Memória, por deferência da família.

EDITORIAL - “Ao entregarmos à apreciação e à crítica dos alunos desta escola este primeiro número impresso do nosso jornalzinho, que representa uma das conquistas tornadas possíveis com a fundação do Grêmio (Estudantil), exclamamos jubilosos: parabéns, colegas”. (cf. editorial de O Estudante, assinado pelo então aluno Admar M. de Campos.

EXPEDIENTE - Santo André, março de 1948 (ano I, nº 4). Responsáveis: Admar Mendes Campos, Waldemar R. Santos e Reinholt Ellert.

Os colaboradores também usavam pseudônimos. Doutor Admar assinava-se Amen – de Admar Mendes. Neste número consultado, graças à sua crônica, descobrimos que os três primeiros números de O Estudante foram mimeografados:

“Não me daria ao trabalho de responder ao artigo ‘Observando Pelas Colinas’, publicado no último número mimeografado deste jornal, no ano passado (1947), de autoria de Marco Antonio, se porventura ele não ferisse a sensibilidade de alguns colegas.”

É uma longa crônica, em que Admar rebate as críticas ferinas do colega a artigos jornalísticos de outros alunos. Imaginamos: O Estudante chegou para acontecer.

EM TÓPICOS - Há outras notas e notícias bem legais. Uma delas foi selecionada pelo jornalista Evaldo Novelini, diretor de Redação do Diário. Trata de Utinga, dos prados de Utinga, dos patos soltos em Utinga. São artigos saborosos, que faremos questão de reproduzir nas próximas Memórias.

Admar, advogado e jornalista

Nascimento: 21-5-1920, em Timburi, São Paulo.

Pais: Antonio Francisco de Meira Campos e Ermelinda Mendes Campos

Irmãos: Adalberto, Adélia (que viveu até os 99 anos), Adauto, Adahir, Adnir, ele Admar, Adilia, Adjarma e Isaura (irmã de criação)

Time do coração: Corinthians

Religião: católica

Um livro: todos do Jorge Amado

Um político: Adhemar de Barros

Amigos da Rhodia: Victor Luiz Pereira de Souza, filho de Washington Luis, chefe do departamento jurídico; Simões (que o admitiu); Zezão (das festas da Rhodia).

Alegria: ingressar na Faculdade de Direito da USP

Tristeza: o falecimento de um parente, de um amigo

O padroeiro de São Caetano

Hoje é Dia de São Caetano Di Thiene. Seu nome foi dado à fazenda dos beneditinos do antigo Tijucuçu – nome primitivo da cidade de São Caetano – quando a fazenda foi instalada, em 1717. Um batismo municipal de três séculos, juntamente com o vizinho São Bernardo.

Caetano Di Thiene faleceu em Nápoles, Itália, em 1547. Foi um dos fundadores da Ordem dos Clérigos Regulares, conhecidos como teatinos.

Diário há 30 anos...

Sexta-feira, 7 de agosto de 1987 – ano 30, edição 6514

Manchete – Sarney (presidente da República) anuncia novas medidas: concessão de abono, criação de piso salarial nacional e redução do IPI dos automóveis

Billings – Diminui descarga de esgoto.

Adeus – Morre aos 90 anos Tobias Coimbra Fernandes, o palhaço Estrimilique. Foi sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção, Santo André.

Polícia – Frustrado assalto à agência bancária Bamerindus, da Rua João Pessoa, no Centro de São Caetano.

Em 7 de agosto de...

1917 – Melhora a saúde do Doutor Flaquer. Mas o senador continua em repouso em sua casa, em Santo André. É visitado diariamente por grande número de pessoas da região e de São Paulo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: navio de pesca espanhol torpedeado em águas espanholas.

1972 – MDB de Ribeirão Pires divulga duas listas de candidatos às eleições municipais:

Edward Vicente Fortes/Aniz Thame; José Waldemar Romaldini/Batista Peixoto.

Amistoso em Santo André: Santo André FC 1, Vasco da Gama de Americana 0, gol de Jairzinho.

Municípios brasileiros que celebram seus aniversários em 7 de agosto:

Em Minas Gerais, Cipotânea;

Em Tocantins, Conceição do Tocantins;

Em Alagoas, Feliz Deserto;

No Paraná, Kaloré;

Em Sergipe, Laranjeiras. (Fonte: IBGE)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;