Cultura & Lazer Titulo
Zire 21 chega às lojas com mais memória e novo chip
Do Diário do Grande ABC
27/01/2004 | 00:11
Compartilhar notícia


  A empresa palmOne lança nesta terça no mercado brasileiro o seu mais novo PDA (do inglês, Personal Digital Assistant) porta-de-entrada. Trata-se do Zire 21, que deve chegar às lojas por R$ 399. Em alguns estabelecimentos, o modelo poderá ser parcelado em até dez vezes. Entre suas principais características estão a memória de 8 MB – quatro vezes maior do que a do antigo Zire, que deixa de ser produzido na fábrica da empresa, em Jaguariúna (SP) –, o processador de 126 MHz, da Texas – quatro vezes mais rápido do que o anterior –, o sistema operacional Palm OS 5.2b, o monitor monocromático e a bateria recarregável.

“O Zire 21 atende a três tipos de perfis: o dos que nunca usaram um Palm; o dos que já usam, mas buscam mais tecnologia por um preço acessível, e o usuário corporativo”, afirma Alexandre Szapiro, vice-presidente de marketing e vendas da palmOne no Brasil.

O Diário avaliou o Zire 21 antes mesmo de seu lançamento e pôde comprovar que o tempo em que os PDAs podiam ser definidos como calculadoras de luxo ficou definitivamente para trás. Apesar de ser leve (108 g) e pequeno (11,2 cm x 7,4 cm x 1,5 cm), o Zire 21 tem espaço suficiente para guardar inúmeros dados, sejam eles pessoais ou de trabalho, o que o transforma numa boa ferramenta de produtividade. O handheld (computador de mão) vem com agenda, bloco de anotações, calculadora, controle de despesas, memorando e um programa para organizar as tarefas. Quem tem dificuldade para lembrar dos afazeres pode ativar um alarme que dispara na hora em que tem início o compromisso. O recurso é interessante, mas o volume do alarme é baixo.

Outra façanha do PDA é a possibilidade de instalar outros softwares e também e-books (livros eletrônicos). E o melhor: não precisa ser um expert em computadores para aprender a usar. O material impresso que acompanha o produto não é completo. Por isso, para conhecer mais detalhes, é necessário instalar o CD-ROM e ler o manual.

Além de ter mais explicações sobre o PDA, o programa que vem no CD-ROM, o Palm Desktop, é o responsável pelo sincronismo entre o Zire 21 e os dados armazenados no computador de base, que pode rodar tanto Windows como Mac. A sincronização também pode ser feita diretamente por meio do Outlook. Em ambos os casos, utiliza-se o HotSync, que pode ser acessado pelo botão cujo ícone é uma estrela. O recurso garante a segurança do consumidor, já que possibilita fazer o back-up dos arquivos de um computador para o outro, usando a porta USB.

O computador de mão vem acompanhado de alguns acessórios: cabo USB, carregador de baterias, caneta e capa protetora. Um item que falta ao aparelho é uma lâmpada para uso noturno, já que o consumidor fica impossibilitado de usá-lo à noite ou quando está em algum lugar escuro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;