Setecidades Titulo Santo André
Abandono faz público sumir da Praça das Crianças
Matheus Angioleto
Especial para o Diário
28/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Praça das Crianças, no Parque Marajoara, em Santo André, faz alusão aos jovens apenas no nome. A frequente visita de usuários de drogas no espaço e as condições ruins da quadra são situações que contribuem para que o espaço seja frequentado por poucas pessoas. Enquanto a equipe de reportagem do Diário esteve no local, apenas três moradores do bairro foram encontrados para falar da situação do equipamento.

Uma delas é a dona de casa Maria Antônia, 45 anos, que frequenta o espaço quatro vezes por semana. “Você chega aqui às 20h e não é possível fazer exercício. Meu filho passa aqui toda noite e tenho medo que aconteça algo a ele. Faço questão de encontrá-lo porque ele vem de Capuava”, relata.

Segundo Maria, o policiamento é algo raro na área – ela afirma que o local precisa de viatura para fazer rondas constantes. Apesar dos problemas, a moradora tenta focar nos exercícios e esquecer tudo ao redor. “Não tenho porque ter medo. Eles (usuários de drogas) cuidam das coisas deles, eu cuido dos meus exercícios e cada um fica na sua”, conta.

“Acho que já esteve melhor (a praça). Agora tem diversos aparelhos quebrados. A quadra está sem pintar, abandonada, a grade está quebrada. Antigamente, vinham mais pessoas, mas agora diminuiu”, pondera a moradora Ana Paula Carvalho, 36. Há 24 anos em Santo André, ela contou já ter visto por diversas vezes usuários enquanto fazia exercícios. “Já cheguei a ver na parte da manhã gente sentada no banco fumando (maconha)”, completa.

Para quem utiliza o espaço, a manutenção da quadra é algo necessário. O estudante G.S., 16, estava brincando com os três irmãos quando afirmou que joga futebol no local praticamente todos os dias. “A quadra está com a rede rasgada, podiam arrumar. Ia melhorar bastante. De manhã e à noite sempre tem usuário, tinha de ter guardas para mandar eles para fora”, diz o adolescente.

Em nota, a PM (Polícia Militar) afirmou que “durante todo o ano de 2016 foram registradas somente duas ocorrências, sendo ambas relacionadas a crimes de trânsito.” Ainda segundo a PM, as rondas são feitas diuturnamente e “são direcionadas principalmente para coibir ações delituosas, as quais obviamente incluem a repressão ao tráfico de entorpecente, apesar de não haver registros de tal na citada via”, informa o texto.

Já a Prefeitura de Santo André afirmou que a manutenção dos equipamentos da academia foi feita nos dias 26 e 27 de junho. “Restam, apenas as manutenções em dois equipamentos, que não foram realizadas por conta da necessidade de aquisição dos materiais. Vale lembrar que, por meio do programa Santo André Eu Amo, Eu Cuido, os espaços públicos passam por manutenção preventiva a cada dois meses.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;