Memória Titulo Memória
Uma galeria para o futebol de São Bernardo

O entrevistado é o pesquisador Divaldo Bizzoto, que há anos recorre a todas as fontes disponíveis, oficiais e não oficiais, à procura dos nomes dos times que levantaram os vários campeonatos disputados em São Bernardo

Por Ademir Médici
16/06/2017 | 07:07
Compartilhar notícia



Os campeões do futebol amador de São Bernardo, 1947 a 2017 – 70 anos de história – é o tema da Memória na TV desta semana, no ar pelo site www.dgabc.com.br .

O entrevistado é o pesquisador Divaldo Bizzoto, que há anos recorre a todas as fontes disponíveis, oficiais e não oficiais, à procura dos nomes dos times que levantaram os vários campeonatos disputados em São Bernardo, nas várias divisões, incluindo-se os vice-campeões.

O trabalho está na sua fase derradeira. Uma lacuna: o ano de 1955. Quem teriam sido os campeões naquele ano? Houve campeonato? É um enigma a ser decifrado.

Também não se tem, ainda, os campeões de 2017, já que os vários certames estão em andamento. Com os resultados deste ano, São Bernardo será a primeira cidade entre as sete que formam o Grande ABC que terá, no papel, ano a ano, uma fonte completa do futebol que envolve várias gerações de são-bernardenses.

PARA OS ANAIS
Na entrevista pela DGABC TV, Divaldo Bizzoto mostra algumas preciosidades, desde a camisa comemorativa ao jubileu de ouro do Triângulo EC (1960-2010), com um dourado comemorativo sobre o grená que é a cor básica do time, até uma rara flâmula do antigo Aliança Clube, do acervo do esportista Fabio Zocollo. E fotos, muitas fotos de boleiros, todas devidamente identificadas.

Nos, aqui da Memória, torcemos para que os esportistas de São Bernardo, em especial, e os dirigentes da Liga e da Secretaria Municipal de Esportes assistam ao programa e o guardem nos anais do futebol são-bernardense.

Fala Bizzotto
Nosso trabalho concentra-se a partir do ano da fundação da Liga de Futebol, em 1947. Mas a Liga não possui a maioria dos dados, o que nos obrigou a procurar agulha em palheiro.

O Palestra foi o primeiro campeão, em 1947. O atual campeão, na verdade bicampeão, é o Corinthians da Vila Alves Dias, campeão em 2015 e 2016.

Hoje os campeonatos municipais de São Bernardo se dividem em quatro divisões, com 22 equipes em cada uma delas.

NOTA
Dos achados do Divaldo Bizzoto, Memória se ocupará, começando com as duas fotos de hoje, que levam ao futebol no bairro Assunção.

Diário há 30 anos
Terça-feira, 16 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6469
Manchete – Constituinte conclui primeiro esboço
Salários – Mínimo vai ter reajuste mensal após congelamento.
As chuvas – Famílias desabrigadas. Transborda o Tamanduateí. Castigados os bairros Fundação e Prosperidade. Quatro mortes em São Paulo.
São Caetano – Municipalização de funerárias agita a cidade.
Religiosidade – Espíritas inauguram banca de livro na confluência das Ruas Bernardino de Campos, Delfim Moreira e Avenida Portugal, em Santo André.
Primeira Divisão – Em Bauru, Noroeste 1, Santo André 1, gol de Humberto.
Polícia – Seis presos fogem da cadeia de Santo André.

Em 16 de junho de...
1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: os reparos dos navios alemães ocupados pelo governo brasileiro; as peças inutilizadas serão recompostas em São Paulo.
O policiamento da Baia da Guanabara será feito pelos navios ‘São Paulo’ e ‘Minas’.
1967 – Inauguradas as novas instalações do ‘Canário de Prata’, casa de lanches e aperitivos localizada à Rua Campos Sales, no Centro de Santo André.

Santos do dia
Francisco Régis. Padre francês (1597-1642). Buscava evangelizar as aldeias de uma região desassistida da França. Percorria as aldeias durante o inverno e as cidades, no verão. Fez inúmeras obras sociais visando as crianças abandonadas e os jovens.
Julita. Mártir.
Aureliano. Arcebispo.

Municípios Paulistas
Hoje é o aniversário de Bariri, Piracaia e Salto.
Bariri elevado a município em 1890, quando se separa de Jaú.
Piracaia elevado a município em 1859, quando se separa de Nazaré Paulista.
Salto elevado a município em 1889, quando se separa de Itu.

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 16 de junho:
Na Bahia, Barra
Em Rondônia, Costa Marques, Espigão D’Oeste e Ouro Preto do Oeste
No Paraná, Jussara
Em Pernambuco, Lagoa Grande
Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;