Economia Titulo Fique de olho
Grande ABC está com 418 vagas de trabalho disponíveis

PAT de Ribeirão Pires conta com 110 postos, enquanto
Portal Mais Emprego abre 188 oportunidades na região

Por Gabriel Russini
12/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Para quem está desempregado ou em busca de um novo emprego, os centros públicos municipais e o Portal Mais Emprego, gerido pelo governo federal, estão disponibilizando 418 oportunidades. Na semana passada, a região contava com 784 chances. O Diário costuma divulgar os postos disponíveis nas sete cidades todas as segundas-feiras.

Em Ribeirão Pires, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) conta com 110 vagas. Os destaques são 30 postos para trabalhar como técnico de enfermagem e outros 30 como auxiliar, e ambos exigem especialização do interessado. Também há 20 oportunidades para técnicos de enfermagem com experiência em hemodiálise ou UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Além desses, o posto de Ribeirão tem dez vagas para atuar como repositor de mercadorias, voltadas exclusivamente para pessoas que possuem deficiência.

Em São Bernardo, o CTR (Centro de Trabalho e Renda) possui 67 postos em aberto, com destaque para 20 deles, que são para trabalhar como repositor de mercadorias, dez para auxiliar de cozinha, dez para atuar como ajudante de carga e descarga e uma para repositor de mercadorias voltada a pessoas que têm deficiência.

O CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda) de Mauá disponibiliza 37 chances. Dessas, 17 vagas pedem apenas Ensino Fundamental: são 12 postos para motorista de ônibus, para trabalhar na região e no Jabaquara. Há ainda 12 chances para costureira geral – para atuar na cidade –, que não exigem instrução. Para quem tem experiência no setor de serviços há três postos para cozinheiro, três para garçom, uma para jardineiro, uma para vendedor e uma vaga para atendente de telemarketing, direcionada para pessoas com necessidades especiais.

O Painel de Emprego de São Caetano da Sert (Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho) registra 16 vagas nesta semana, sendo dez para operador de telemarketing receptivo, duas para confeiteiro, duas para técnico eletrônico, uma para técnico mecânico e outra para operador de torno com comando numérico.

Os interessados devem comparecer às unidades municipais com carteira de trabalho, RG e CPF. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na maioria das vezes, as empresas contratantes exigem que as pessoas tenham o 2º grau completo, possuam experiência de pelo menos seis meses na função em que desejam trabalhar e alguma qualificação específica para determinadas vagas, como curso para técnico e auxiliar de enfermagem ou eletricista. Mas isso não é uma regra: tudo varia de acordo com a companhia.

É importante lembrar que o CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Santo André está temporariamente suspenso em relação à captação de vagas. Atualmente, o local presta atendimento ao trabalhador no que diz respeito à confecção de carteira de trabalho e solicitação do seguro-desemprego. O prefeito Paulo Serra (PSDB) havia dito que o serviço voltaria a funcionar em abril, o que não aconteceu. De acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a antiga gestão não prestava contas ao órgão, o que gerou a suspensão do repasse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos de Santo André, Ailton Lima (SD), afirmou que irá a Brasília tentar resolver o impasse ainda neste mês. A unidade de Diadema também não funciona desde abril do ano passado por problemas de repasse de verba. Rio Grande da Serra não informou se há vagas disponíveis no município.

ALTERNATIVA

O Mais Emprego, do MTE, está com 188 vagas na região (ver a arte ao lado). Para acessar os postos basta se cadastrar no site www.maisemprego.mte.gov.br, clicar em Cadastro do trabalhador e preencher a ficha de inscrição que questiona a área e a escolaridade. O login de acesso é enviado por e-mail poucos minutos após preenchimento das informações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;