Internacional Titulo
Papa canoniza defensor da liberdade religiosa do México
Por Da AFP
22/06/2004 | 12:06
Compartilhar notícia


O cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da congregação para a Causa dos Santos, apresentou nesta terça-feira ao Papa João Paulo II uma lista de mártires mexicanos e espanhóis para sua proclamação como santos.

O pontífice assinará em breve o decreto para a canonização do advogado laico Anacleto González Flores Julia, que era conhecido como o "Ghandi do México". Ele foi assassinado em Guadalajara no dia 1º de abril de 1927 junto com outros três jovens militantes da Ação Católica.

O Papa canonizará também os religiosos José Trinidad Rangel Montano e Andrés Sola Molist, assim como o laico Leonardo Pérez Larios, fuzilados aos 40, 31 e 43 anos de idade respectivamente em Lagos Moreno durante o período mais duro da perseguição religiosa no México, entre 1927 e 1928.

Também será proclamado santo o jovem José Sánchez del Rio, assassinado em Sahuayo no dia 10 de fevereiro de 1928 aos 15 anos de idade.

A data das canonizações ainda não foi divulgada. O Papa expressou seu desejo de voltar ao México, não se descartando a possibilidade de estar presente, entre 10 e 17 de outubro deste ano, no 48º congresso eucarístico internacional, como assegurou recentemente o cardeal mexicano Juan Sandoval.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;