Política Titulo Mauá
Justiça nega liminar para barrar logomarca de Atila

Vereador queria impedir utilização da marca da gestão em equipamentos públicos

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
24/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A Justiça negou ontem liminar que pedia a suspensão do projeto de lei que tira a obrigatoriedade da utilização do brasão do município de Mauá em equipamentos públicos e institui uma nova identidade visual. A decisão judicial barra também a solicitação para que sejam retiradas a publicidade oficial do governo de Atila Jacomussi (PSB) com o slogan “Mauá, um Novo Tempo”, a marca “Expresso 40”, bem como o impedimento do uso dos outdoors, placas, cavaletes e da nova logomarca do site da Prefeitura.

De acordo com o despacho do juiz Rodrigo Soares, da 5ª Vara Cível de Mauá, a concessão do pedido significaria a “intromissão do Judiciário em assunto que deve permanecer no âmbito Legislativo”. Além disso, a declaração do magistrado argumenta que “se houver vontade política em ser aprovada aquela modificação (da identidade visual), num primeiro momento representará a própria vontade popular, manifestada pela recente eleição de seus representantes legislativos”.

O juiz informou também que a possível violação de princípios constitucionais da administração pública, como impessoalidade e moralidade, merecem “melhor debate” e que, pela gravidade das acusações, cabe ouvir os argumentos da parte contrária.

Para Atila, a nova identidade visual não fere nenhuma legislação. “Estou muito tranquilo em relação à marca da administração de Mauá ‘Um Novo Tempo’. Estamos amparados pela Lei Orgânica e, em nenhum momento, nossa intenção foi de substituir o brasão do nosso querido município. A marca da nossa administração visa acompanhar os programas que estamos executando, além de resgatar a autoestima do povo de Mauá”, afirmou o socialista.

Na opinião do vereador oposicionista Marcelo Oliveira (PT), autor do pedido de liminar, apesar da rejeição por parte da Justiça, ainda existem pontos a serem esclarecidos pela Prefeitura. “A representação feita no Ministério Público ainda será analisada e acredito que a jurisprudência deste tipo de caso costuma resultar em condenações”, ponderou.

O petista acrescentou que deve entrar nos próximos dias com um pedido de agravo em relação às outras liminares que foram anexadas à ação civil.

A gestão Atila Jacomussi já iniciou intervenções, como pinturas, em alguns locais do município, como o Viaduto da Saudade e o Parque da Juventude. O site da Prefeitura e as redes sociais também já contam com a nova identidade.

Nova lei é aprovada e sancionada

O projeto de lei que altera a identidade visual da publicidade oficial de Mauá foi aprovado em segunda votação, por 21 votos contra dois, em sessão extraordinária realizada ontem. A proposta permite a construção de logomarcas de gestão sem a presença do brasão oficial da cidade.

Novamente apenas os vereadores Marcelo Oliveira (PT) e Manoel Lopes (DEM) se posicionaram contra a medida.

A sanção, por parte do prefeito Atila Jacomussi (PSB), ocorreu poucas horas depois e o texto já está em vigor.

Conforme a nova legislação, a “comunicação e publicidade governamental não podem exceder o caráter educativo, informativo ou de orientação social”.

O texto assinado pelo chefe do Executivo ordena que os papéis oficiais da administração devem trazer obrigatoriamente o brasão de armas.

Por sua vez, a elaboração de símbolos, imagens e logotipos, com dinheiro público e que não estejam em conformidade com os princípios da eficiência, moralidade e impessoalidade, deverão ser ressarcidos pelo agente responsável.

No entanto, a nova lei não traz as especificações técnicas da nova identidade visual da Prefeitura de Mauá, bem como as cores que poderão ser utilizadas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;