Política Titulo SUCESSÃO MUNICIPAL
Vereadores divergem opiniões sobre candidaturas da oposição de Alex Manente e Orlando Morando

Parlamentares não chegam a consenso sobre projeto para derrotar PT

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
01/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Vereadores da oposição em São Bernardo se dividem sobre escolha de melhor projeto para vencer eleição municipal do ano que vem e tirar o PT do governo são-bernardense depois de oito anos de gestão petista.

Com os nomes do deputado federal Alex Manente (PPS) e do deputado estadual Orlando Morando (PSDB) entre os principais para liderar empreitada contra o escolhido do prefeito Luiz Marinho (PT), os parlamentares oposicionistas apontam diferentes caminhos na busca pelo êxito eleitoral.

Pelo PSDB, Juarez Tudo Azul revelou desejo de ver uma chapa composta por Morando e Alex já no primeiro turno. “Seria o ideal, porém, não consigo visualizar um deles abrindo o posto de número um. Contudo, independentemente da forma que se configurar, acredito que ambos possam estar até na disputa do segundo turno, uma vez que o PT, para mim, será derrotado facilmente”, avaliou o tucano.

Companheiro de partido de Tudo Azul, Hiroyuki Minami é mais contido, garantido ver “precocidade” em qualquer cenário. Entretanto, destacou nomes da oposição. “Tanto o Alex quanto o Orlando têm potencial para realizar grande empreitada.”

Vereador em primeiro mandato, Pery Cartola (SD) prevê embate difícil diante do petismo, mas afirmou esperar união no decorrer do processo eleitoral. “Vejo o Orlando com melhor capacidade de gestão. Porém, o Alex tem representatividade. Espero que não se dividam em eventual segundo turno. O importante é não esquecer que o adversário é o PT”, pontuou.

Vereador pelo PPS, Estevão Camolesi enalteceu força do correligionário Alex. Avaliou que a configuração deve ser definida somente às vésperas das convenções. “Muita coisa pode mudar em razão do que se falou em reforma política e não aconteceu. Unindo ou não, acredito que a democracia está fortalecida.”

CAPTAÇÃO
Pelos bastidores políticos do município, Alex e Morando iniciaram busca intensa por apoios entre vereadores. O alvo são os parlamentares que ainda não conseguiram firmar alianças e esperam posicionamento dos mandatários estaduais.

A exceção ficou por João Batista (PTB). Hoje na base de sustentação de Marinho, o vereador viu o mandatário da sigla no Estado, o deputado Campos Machado, anunciar aliança com Alex para eleição de 2016. O religioso deve sair do PTB.

Morando também mirou em aliado do prefeito petista. O tucano na semana passada realizou encontro às escondidas com Mauro Miaguti (DEM). O fato gerou repercussão, uma vez que Miaguti passou a integrar o G-9, grupo de vereadores que atua independente no Legislativo após desentendimentos com bancada petista.

Um que deve mudar de lado é Antônio Cabrera (PSB). Histórico aliado de Morando, o socialista deve apoiar Alex em 2016. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;