Política Titulo Futuro
Novo presidente da Agência, Donisete aposta em ajuste fiscal

Prefeito de Mauá apoia medidas de Dilma e prega
incentivo à indústria de defesa para região crescer

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
11/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT) assume hoje a presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e projeta fortalecimento da indústria de defesa na região para conter a baixa de produção das montadoras e a desaceleração da economia nacional.

Ao contrário do pessimismo generalizado no País, o petista confia que o ajuste fiscal aplicado pela presidente Dilma Rousseff (PT), em contingenciar gastos, aumentar a carga tributária e remodelar benefícios sociais como o seguro-desemprego, vai começa a surtir efeito já no segundo semestre e trará segurança para “o setor privado voltar a fazer grandes investimentos”.

A receita de Donisete para o mandato de dois anos, até o fim de 2016, é articular os atores que compõem a entidade – sindicatos, municípios, associações comerciais e universidades – e criar ambiente de “convergência” entre indústria, serviços e comércio. A intenção é dar suporte para crescimento das atividades com ações como a parceria com o Sebrae, que oferece assessoria a comerciantes para turbinar as vendas e terá investimento de R$ 10 milhões este ano.

“Tenho falado com o Giovanni Rocco, secretário executivo da Agência, para mobilizar as sete associações comercias. É importante criar nova correlação com esse setor, até porque dialogam com pequeno e médio comércios. Terei um olhar especial ao potencial do Polo Petroquímico, que é representativo não só para Mauá e Santo André, onde temos as plantas das principais empresas, mas também a cadeia produtiva do setor que envolve Diadema, São Bernardo e a Região Metropolitana”, pontuou o petista.

O setor de defesa engloba 26 empresas na região e será turbinado com a chegada da companhia sueca Saab a São Bernardo, onde investirá R$ 150 milhões para produzir parte dos caças Gripen, que servirão ao Ministério da Defesa, a partir de 2017. O cuidado com o setor foi redobrado depois das notícias negativas das montadoras, o principal pilar da economia regional, que registraram demissões, afastamento de trabalhadores e queda na produção.

“Estamos buscando uma alternativa real. Imagine começarmos processo de capacitação para agregar essa nova base de emprego que vai alavancar a economia local e do Estado. Com a transferência de tecnologia na produção dos caças vamos avançar na inovação. A região foi o celeiro da indústria do País durante muitas décadas e poderá ser protagonista no processo de retomada”, comentou Donisete, que ressaltou a oferta educacional do Grande ABC com universidades de ponta para criar mão de obra qualificada.

A perspectiva traçada pelo prefeito mauaense é condicionada ao efeito das medidas da equipe econômica do governo federal. Dilma teve dificuldades para aprovar no Congresso o Orçamento deste ano e ainda não decretou os percentuais de contingenciamento. As medidas do ajuste fiscal, contestadas pela bancada petista de deputados federais, ainda tramitam na Casa. “É uma receita amarga, mas acredito que a economia começa a melhorar agora no segundo semestre, apesar de os indicadores mostrarem que a consolidação se dará no ano que vem.”

Donisete assume o posto no lugar de Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e interrompe série de nomes técnicos na chefia da Agência. “Poderia ter indicado alguém, mas em função dos desafios serem muitos resolvi assumir eu mesmo. Outros prefeitos já ocuparam esse cargo e não tenho problema em trabalhar para que o meu sucessor seja um representante da academia, das universidades. É a alternância.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;