Memória Titulo Memória
Golias: era assim que se fazia rádio e TV

Qual a relação entre Ronald Golias, cuja biografia será lançada na próxima semana...

Por Ademir Medici
02/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Qual a relação entre Ronald Golias, cuja biografia será lançada na próxima semana em forma de livro, e o Grande ABC? A relação é a mesma em todas as regiões brasileiras que recebiam o humor puro e ingênuo, as tiradas de um astro brasileiro que começou a ser popularizado na primeira metade da década de 1950 pelas ondas – médias e curtas – da Rádio Nacional, de São Paulo, hoje incorporada ao sistema Globo.

Naquele tempo o ouvíamos aqui do Grande ABC. Golias fazia o personagem Caçador, contracenando com o amigo Carlos Alberto de Nóbrega, no papel de Águia Negra. Na supervisão, mestre Manoel de Nóbrega. Ouvia-se a gargalhada ao fundo de um locutor chamado Silvio Santos.

Praça da Alegria e Família Trapo viriam alguns anos depois.

No caso de Santo André, há uma particularidade relembrada pelo arquiteto Euclydes Rocco Junior, o Tide. O premiado pintor radicado em Santo André Euclides Rios é o ‘Cride’ do famoso bordão do Ronald Golias. Os dois eram amigos de infância em São Carlos e, quando chegava perto do horário de almoço, por exemplo, a mãe do Euclides interrompia as brincadeiras chamando-o do terraço: “Criiideeee, vem que tá na hora da escooooola”.

Arremata Tidinho: “E esse Cride ecoou pelo Brasil, durante décadas, graças à criatividade do imortal Golias”.

A biografia de Ronald Golias foi escrita por um conterrâneo mais jovem de São Carlos, Luís Carlos Barbano, que conheceu o humorista e ator quando tinha 16 anos. O relato cobre toda a vida de Golias, de 1929, quando nasceu em São Carlos, até a sua morte, aos 76 anos. Passagens que oferecem subsídios à própria história da TV brasileira.

Ronald Golias, o gigante do humor

Autor: Luís Carlos Barbano

Editora: RiMa Editora

Preço: R$ 49,90

Páginas: 350

Lançamento: quarta-feira, 6 de maio, das 18h30 às 21h30

Local: Livraria da Vila – Fradique

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros, Capital

Sonhos de futebol

Há 100 anos era iniciado o primeiro campeonato promovido pela primeira liga de futebol do Grande ABC: em 2 de maio de 1915 jogavam, em Santo André, Primeiro de Maio e Ribeirão Pires.

- Há 30 anos, o Esporte Clube São Bernardo estreava no seu décimo campeonato seguido de olho no acesso à divisão maior do campeonato de São Paulo (primeiro como Aliança) – outro pleiteante era o Saad, de São Caetano, enquanto o Santo André estava na divisão principal.

- Grêmio Mauaense disputava divisão inferior.

- Taboão patinava.

- Azulão, Tigre e Água Santa... Ora, quem falava desses times em 1985?

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 1º de maio de 1985 – ano 27, nº 5814

Meio Ambiente – Cetesb inicia a Operação Inverno.

Mais de 30% das 140 indústrias da Região Metropolitana que a partir de hoje estarão sob controle direto da Cetesb, em virtude da deflagração da Operação Inverno, estão localizadas no Grande ABC.

Consequentemente, 36 fábricas passam a utilizar óleo BTE para reduzir a emissão de enxofre na atmosfera, e outras 17 ficarão sob rígido controle da emissão o material particulado.

Em 2 de maio de...

1890 – Ato estadual nomeia um conselho de intendência para governar o recém-constituído município de São Bernardo, hoje Grande ABC. Integram o Conselho: João Baptista de Oliveira Lima, José Dal Zotto e Francisco José da Silva. Caberia ao Conselho dirigir o Município até a eleição dos primeiros vereadores, o que ocorreria somente em 1892.

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A embaixada alemã em Washington aconselha os norte-americanos a não viajarem em navios dos aliados na zona de guerra’.

Santos do dia

- Na estampa, Santo Atanásio (Alexandria, Egito 295-373). Bispo e Doutor da Igreja. Figura de proa na luta contra as heresias que se abateram sobre a Igreja a partir do Edito de Milão (313).

- Germano

- Zoé

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Produção e apresentação: Marcelo Lopes Duarte, diretamente do Jardim Alvorada, Santo André.

Estadão AM (700) E FM (92,9) – Estadão Acervo. 1 – no mês das noivas, a história do casamento e a nova moda dos casamentos em locais inusitados; 2 – Eric Clapton completa 70 anos e vai comemorar a data com dois shows em Nova York; 3 – um guia com dicas sobre São Paulo escrito por norte-americanos. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Radio ABC (1570) – Causas Nobres. A divulgação das atividades sociais e beneficentes. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – A emissora completa 78 anos em 6 de maio e o programa resgata antigos programas, vinhetas famosas e busca depoimentos de antigos colaboradores. Entre eles, os três primeiros técnicos: Antonio Terra Neto e os irmãos Euclides e Vicente de Marco. Momento hilariante é protagonizado pelo Capitão Barduino, comandante dos programas sertanejos. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;