Economia Titulo
Governo isenta IPI de carro para portador de deficiência
Por Do Diário OnLine
Com Agências
14/11/2003 | 00:05
Compartilhar notícia


O governo federal isentou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os automóveis para portadores de deficiência física, visual e mental. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pelo secretário-adjunto da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. "A iniciativa vai permitir que os deficientes sejam transportado com maior facilidade", disse.

Segundo Barreto, os familiares também terão acesso ao benefício, mas desde que comprovem a aquisição do automóvel em nome do portador da deficiência. Antes, a compra com a isenção do IPI estava restrita aos deficientes que faziam as adaptações no carro para que eles próprios pudessem ser os condutores.

Para que a compra seja efetuada nessas condições, o portador de deficiência terá de comprovar renda ou patrimônio compatível com o valor do carro. Terá, ainda, de apresentar um laudo médico que comprove a deficiência.

Os interessados precisam preencher requerimento nos postos da Receita Federal e anexar o laudo pericial e os documentos de comprovação de renda. A autorização para a compra pode demorar entre uma semana e 60 dias. A medida valerá somente para a compra de carros nacionais. O benefício será concedido até 31 de dezembro de 2006.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;