Economia Titulo
Copa do Mundo afeta lucro do comércio, aponta IBGE
Por
17/08/2006 | 08:38
Compartilhar notícia


A Copa do Mundo afetou as vendas do varejo em junho. O fechamento das lojas nas tardes de jogos do Brasil levou a uma queda de 0,38% ante maio, após três meses consecutivos de expansão ante mês anterior. Na comparação com junho de 2005, houve aumento de 4,08%, menor do que a variação apurada nos meses anteriores.

Apesar da leve perda de ritmo no mês, o varejo fechou o 1º semestre com crescimento nas vendas de 5,68%, o melhor resultado em seis meses desde o 2º semestre de 2004. Reinaldo Pereira, técnico IBGE, observa que os resultados das vendas do varejo em junho e no acumulado do 1º semestre mostram que o aumento do rendimento está tendo um efeito maior sobre o desempenho do setor do que o crédito.

Como exemplo, Pereira destaca as vendas do grupo de super, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 8,49% em junho ante igual mês de 2005, puxaram o aumento das vendas do varejo (4,08%) nessa base de comparação. No primeiro semestre, com aumento de 7,57% ante igual semestre do ano passado, esse grupo também puxou as vendas do comércio (5,68%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;