Esportes Titulo Azulão
Clube encerra exames e segue para Lindóia
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
07/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O São Caetano finalizou os últimos testes clínicos antes do embarque, terça-feira à noite, para Águas de Lindóia, onde fará a pré-temporada visando a estreia no Paulistão diante do Marília, dia 21, em Marília. O elenco retoma as atividades físicas hoje, em dois períodos.

A exemplo do que acontece em todo início de temporada, o grupo foi submetido a uma série de exames. O último foi a chamada avaliação isocinética, na qual se mede a força, a potência e a resistência da fibra muscular. "Com esses dados, temos como direcionar o trabalho individual de acordo com as necessidades de cada jogador", explicou o fisioterapeuta Roberto França.

De acordo com o fisioterapeuta, os exames preliminares apontam que os atletas do Azulão estão dentro do parâmetro considerado ideal. "A musculatura da coxa posterior tem de ter 60% da força que tem a musculatura anterior e, entre uma perna e outra, não pode haver mais do que 10% de diferença na força muscular. E todos estão praticamente dentro do esperado. Não deveremos ter muitos problemas para deixá-los 100%", completou França.

Na parte física, aponta o preparados Carlos Pacheco, o desempenho dos primeiros dias de testes também pode ser considerado bom. "Ainda não vi o resultado dos exames fisiológicos, mas nos primeiros testes de força muscular foram bem. Parece que se cuidaram nestes dias de folga."

Segundo Pacheco, no início de temporada é comum os jogadores serem mais exigidos nas atividades físicas, justamente para que recuperem a forma o quanto antes. "Não teremos muito tempo de preparação (14 dias), mas vamos trabalhar dentro do que é possível para fazer uma preparação adequada."

O elenco do São Caetano pegou férias no dia 29 de novembro e se reapresentou na última sexta-feira. Neste período, foram dispensados 11 jogadores e outros 13 contratados.

O atacante Luan está com conjuntivite e não viajou ontem com o grupo para Águas de Lindóia. A previsão da equipe médica é que o jogador se junte ao elenco somente no sábado.

O clube anunciou ontem o empréstimo do lateral-esquerdo Rodrigo Ninja para a Ponte Preta. O atleta disputou a primeira fase da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Azulão e depois foi emprestado para o Gama, que caiu para a Série C.

RELACIONAMENTO - O clube fechou parceria com o Departamento de Esportes da USP para, com a ajuda da psicologia, analisar o perfil e o comportamento dos atletas e da comissão técnica. O objetivo é aprimorar o nível comunicacional entre os jogadores e a comissão técnica.

De acordo com o coordenador do projeto, Antonio Carlos Simões, este tipo de prática aperfeiçoa os trabalhos do dia-a-dia. "Essa ferramenta é usada nas mais importantes instituições do mundo. É importante aliar a parte física e a mental. É um elemento eficaz, que compõe os trabalhos da comissão técnica e a ajuda nos treinamentos e jogos", explicou o professor da USP.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;