Economia Titulo
Lula recebe anúncio de descoberta com entusiasmo
Por
09/11/2007 | 07:10
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado no início da semana sobre os ‘fortes indícios’ da descoberta pela Petrobras de uma significativa reserva de petróleo e gás no campo de Tupi.

A informação – recebida com grande entusiasmo por Lula – foi mantida sob sigilo até  esta quinta-feira para que a empresa concluísse a análise dos lotes da 9ª rodada de licitação de blocos de exploração de petróleo e gás natural e sustentasse a decisão de mudar as regras do jogo.

"Chegou-se a conclusão de que é preciso rever o modelo”, disse um dos participantes da reunião desta quinta-feira do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).

O primeiro passo para a redefinição das regras de licitação para exploração de petróleo na costa brasileira foi a suspensão dos 41 lotes do total de 312 definidos para a nona rodada. Esses lotes envolvem 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura, compreendendo as bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

“Trata-se de uma data histórica”, definiu um analista do setor, enfatizando o entusiasmo que contagiou o governo porque a descoberta acontece no momento do noticiário negativo em torno do desabastecimento de gás.

O clima de entusiasmo, no entanto, se contrapõe à necessidade de cautela por parte do governo porque o petróleo está depositado em um nível profundo e coberto por uma extensa camada de sal.

Independente da cautela, o governo decidiu dar uma parada estratégica nas licitações desses lotes porque são bilhões de dólares que estão em jogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;