Automóveis Titulo
Capital mundial do automóvel está pronta para surpreender
André Gomide
Da HP Press
07/01/2004 | 13:32
Compartilhar notícia


No passado, considerado um dos piores para a indústria automotiva, quase um milhão de pessoas estiveram em Detroit para conhecer as novidades do berço mundial do automóvel. Para a edição deste ano, em que os especialistas projetam uma retomada do crescimento no setor, é aguardado um número superior de visitantes para apreciar mais de perto os 22 lançamentos mundiais ou os mais de dez carros conceito que estarão sendo apresentados em avant-prémière. Se contados os que já apareceram em outros salões, como o Volkswagen Roadster Concept R, mostrado em Frankfurt, esse número sobe para 22. Menos grandioso que o salão alemão, o North American International Motor Show, ou simplesmente Salão de Detroit - 2004 não perde em importância. Embora esteja mais focado no mercado norte-americano, ele é responsável pela manutenção dos estilos e modelos mais consagrados do mundo, seja os que são produzidos por lá ou os que atravessam continentes para tentar atrair a atenção do maior mercado consumidor do mundo.

A toda poderosa General Motors, por exemplo, está lançando a sexta geração do lendário Chevrolet Corvette, com carroceria coupê e versão 2005. Sim, o carro só chegará ao mercado dos EUA em novembro desse ano. Antes do final desse primeiro semestre a marca irá mostrar também a versão conversível do C6. Além das mudanças estéticas e do chassi (ficou quase 15 cm menor), o novo Corvette ganhou um motor V-8 de 6,0 litros compacto com 400 cv de potência, uma impulsão que o coloca próximo dos concorrentes mais fogosos como a Ferrari e o Porsche. O Dodge Viper e o Ford GT, que também serão mostrado em Detroit, ambos com 500 cv, continuam no topo da lista entre os coupês esportivos quando o assunto é potência.

A Ford, por sinal, é uma das mais empolgadas com o salão desse ano e vem classificando 2004 como o "ano do carro", já que a montadora prevê que venderá mais automóveis do que picapes. Sua maior estrela é a quinta geração do Ford Mustang GT, cujo desenho foi baseado no conceito mostrado no ano passado. A Ford por sinal é uma das marcas que mais novidades tem para mostrar neste ano. Uma delas é o modelo sedan Five Hundred. Entre as marcas "estrangeiras", a BMW vai atrair muita atenção com a versão conversível na novíssima Série 6. A Ferrari terá como maior atração o novo modelo Scaglieri, que, como a maioria dos modelos da marca, foi desenhada pelo estúdio Pininfarina. A Ferrari Scaglieri é um dos modelos que estão fazendo seu debut mundial em Detroit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;