Memória Titulo
Esses fotógrafos vão à usina da Light

O Câmera Clube de Santo André reuniu talentosos amantes da fotografia na década de 1950, a maioria da cidade, mas não só. O acervo que seus...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O Câmera Clube de Santo André reuniu talentosos amantes da fotografia na década de 1950, a maioria da cidade, mas não só. O acervo que seus integrantes produziram rendeu vários catálogos. Era o olhar artístico de gente do lugar, cada qual na sua profissão e que tinham como paixão descobrir novos ângulos de paisagens e personagens. O resultado é múltiplo. Encontra-se esparso. Reuni-lo significaria muito também para a memória.

Uma daquelas fotografias, assinada por Emílio Schoeps, ilustra a capa de um dos nossos livros, sobre a formação de São Caetano. A velha estação ferroviária, em preto-e-branco, dos tempos da São Paulo Railway, aparece nítida no ano de 1955. Foi batizada de Suburbana.

Agora temos o catálogo do 1º Salão Internacional de Arte Fotográfica promovido pelo Câmera Clube de Santo André em abril de 1953, dentro dos festejos do IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo. Ao nos repassar o catálogo, Nilton dos Santos Freire separa uma foto documental de vários integrantes do Câmera Clube em excursão à chamada usina da Light, denominação informal da Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão.

Do conteúdo do primeiro catálogo do Câmera Clube de Santo André ainda vamos nos ocupar. Hoje queremos destacar a foto da excursão a Cubatão, com vários nomes conhecidos e que fizeram história no Grande ABC.

A identificação é feita por Beltran Asêncio, único integrante do Câmera Clube de Santo André que residia em São Bernardo. Ele identificou, na fila ao fundo, a partir da esquerda, o Dr. Pots, médico-veterinário, um dos veteranos do clube; o vereador Noêmio Spada; Beltran e Ana Magnani, sua mulher (eram recém-casados); Octaviano Gaiarsa e René Schoeps, presidente do Câmera Clube, de boné; agachados: Tanaka (o quarto), desenhista com atelier em Santo André; Mário dos Santos Simões (o sexto) ao lado de Emílio Schoeps; o último é Osvaldo Scalzaretto, de São Caetano.

Esse time fez grandes fotografias. Algumas já publicamos. Outras, inéditas aqui em Memória, serão mostradas proximamente com as assinaturas de Alberto Pozzi, Arnaldo Florence, Eduardo Salvatore, Emilio Schoeps, José Augusto Brandt de Carvalho, José Yalenti, Mário dos Santos Simões, Orlando Gaiarsa, René Schoeps e Wladimir Orloff.

A USINA - O complexo Henry Borden fica no sopé da Serra do Mar, em Cubatão. É formado por duas usinas que funcionam com a queda da água armazenada na Represa Billings. O sistema hidrelétrico deu novo rumo ao desenvolvimento de São Paulo, influindo decisivamente na história do Grande ABC. Uma história que caminha para o seu primeiro centenário, na década de 2020.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 6 de janeiro de 1980

Educação - Em 1981, Grande ABC vai precisar de mais 30 escolas.

Jornal da Feira - Preços são maiores em 44 produtos.

Editorial - Reforma prossegue, oportunistas esperam.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Reforma ministerial inevitável.

Entrevista - Chizuo Osava, nissei mineiro criado em Santo André, ex-aluno do Instituto de Educação Américo Brasiliense, relata ao jornalista Aleksandar Jovanovic a sua experiência na cúpula do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola).

Crônica 1 - Roterdan Cravo (Fausto Polesi): Há sempre uma fogueira crepitando para quem descobre certas verdades

Crônica 2 - Guido Fidelis: Tem caveira de alcaide enterrada na caverna do Paço de Santo André.

EM 7 DE JANEIRO DE...

1890 - Decretada a separação entre Igreja e Estado no Brasil.

1910 - Realizado em Osasco o primeiro vôo de avião da América do Sul, num monoplano pilotado pelo francês Demetrie Sensaud de Lavaud. O vôo de 103 metros durou seis segundos.

1955 - Realizada a primeira sessão de instalação da Câmara Municipal de Mauá.

1970 - Trabalhadores da Pirelli obtém reajuste de 4%.

Agenda pró-memória de São Caetano

76 anos da criação da Segunda Coletoria Federal em São Caetano (1934).

Trabalhadores

Nascem em 7 de janeiro:

1 - Alfredo F. de Souza. 1895. Pouso Alegre (SP). Foguista da Rhodia. Residência: Rua Ministro Calógeras, 301.

2 - Ângelo Scarion. 1910. Pedreira (SP). Servente de pedreiro da CBC. Residência: Avenida Pereira Barreto.

3 - Melchior Rodrigues. 1912. Ponte Vedo, Espanha. Torneiro da Formicida J. B. Duarte. Residência: Ribeirão Pires.

4 - José Rodrigues. 1917. São Carlos (SP). Servente da Rhodia. Residência: Rua Coronel Alfredo Flaquer, 274.

5 - Luiz Paulo de Oliveira, 1918. Itatiba (SP). Maquinista da Rhodia. Residência: Rua Canadá, 83.

6 - Natal Antonio Ambrozine. 1923. Bocaina (SP). Operário da Rhodia. Residência: Rua Boa Vista.

SANTOS DO DIA

Lindalva Justo de Oliveira, Luciano (ou Lucião), Raimundo de Penyafort e Teodoro.

Luciano (estampa) é autor de uma das três versões da Sagrada Escritura, a de Antioquia - as outras duas versões são: do Egito, feita por Hesíquo; e da Palestina, de Panfilo. Luciano sofreu o martírio no ano 312.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Agenda pró-memória de São Caetano

76 anos da criação da Segunda Coletoria Federal em São Caetano (1934).

HOJE

Dia do Leitor e Dia da Liberdade de Cultos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;