Setecidades Titulo Ensino Superior
FSA e FMABC oferecem 4.000 vagas para o vestibular 2018

Instituições de Ensino Superior apostam em exame conjunto para facilitar a vida do aluno

Por Bia Moço
Especial para o Diário
14/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/FSA


À medida em que o mês de dezembro se aproxima maior fica a expectativa dos pré-vestibulandos, tanto para os exames quanto para o número de vagas ofertadas pelas instituições de Ensino Superior. Na região, destaque para o vestibular unificado da FSA (Fundação Santo André) e da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em Santo André, que oferecem, juntas, 4.000 vagas para o ingresso em cursos a partir de 2018.

Tendo em vista a ‘maratona’ de provas enfrentada pelos estudantes no período do ano e, sobretudo, o desgaste causado, as duas instituições de ensino organizam prova conjunta para as carreiras nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde (exceto Medicina), Exatas, Engenharias, Humanas e Tecnologias.
De acordo com o professor da FSA e presidente da comissão do processo seletivo, Francisco Nilreu, o modelo – aplicado desde 2009 – tem sido sucesso. “O objetivo desse vestibular é facilitar o processo e ajudar os candidatos. Antigamente o aluno prestava diversos vestibulares, apostando em um monte de faculdades. Realizava quatro, cinco, seis provas, e (quando) chegava nas últimas estava exausto, o que prejudicava o rendimento. A ideia do unificado é justamente diminuir essa exaustão, onde o aluno faz uma prova e pode usar a nota para entrar em diversas universidades.”

O professor avalia que os cursos mais procurados são os de Engenharia, Administração e a área da Saúde. Para este ano, Direito e Psicologia também são fortes apostas. “Ultimamente os jovens têm fugido de empresas, temos visto que buscam profissões de mais independência. Obviamente não se pode generalizar, tendo em vista que tudo vai de acordo com o perfil de cada pessoa. Mas profissões que têm um mercado mais ‘solto’ são mais concorridas nos últimos anos, assim como na área de tecnologia e computação. Trabalhar por conta tem sido investimento.”

PROVA
As inscrições para o vestibular 2018 foram abertas há pouco mais de 20 dias, e já contam com cerca de 1.200 candidatos. A expectativa é a de que recebam até 5.000 pré-vestibulandos.

As inscrições poderão ser feitas pela internet no site da FSA ou pessoalmente, no posto de inscrição, localizado no campus universitário, no prédio da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), mesmo local onde as provas serão realizadas. O resultado do vestibular sai no dia 7 de dezembro, às 10h.
Para se inscrever o candidato terá três opções: apenas com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com a prova do vestibular, ou ainda unindo nota do Enem e prova.

No dia do exame deve se apresentar, obrigatoriamente, 30 minutos antes do início munido da identidade ou de outro documento oficial que tenha foto, além de apresentar o comprovante de pagamento da taxa do vestibular, de R$ 40.
Nilreu aposta em algumas dicas para quem fará a prova, que será no dia 3 de dezembro. “Dormir bem e estar descansado são os principais cuidados para quem busca foco. Uma refeição reforçada antes da prova colabora também para a atenção. Além disso, é muito importante que o aluno estude em grupo antes e que seja organizado.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;