Política Titulo Prédio alvo da Justiça
Fábrica de Cultura dá outro passo em S.Bernardo

Câmara aprova remanejamento de verba para transformar museu em novo equipamento

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
09/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Câmara de São Bernardo aprovou, ontem, por 22 votos a zero, remanejamento de verbas de R$ 3 milhões para a transformação do Museu do Trabalhador em Fábrica de Cultura.

A adequação é o primeiro passo após o aval dado pelo Ministério da Cultura para que o objeto do convênio fosse mudado. Os serviços estruturais foram 62% executados até o momento.

Em agosto, o prefeito Orlando Morando (PSDB) realizou reunião com o ministro Sérgio Sá Leitão e apresentou a minuta de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que foi desenhado juntamente com o MPF (Ministério Público Federal).

Ainda existem cerca de R$ 4 milhões bloqueados pelo governo federal desde que a Operação Hefesta foi deflagrada em dezembro do ano passado e que resultou em oito prisões.

Atualmente, qualquer intervenção no espaço depende de autorização judicial e a Prefeitura só pode realizar a segurança da estrutura.

Para o líder de governo, Ramon Ramos (PDT), a medida atende a uma demanda da administração. “A importância do projeto vem do plano de governo Morando. A obra já estava judicializada, ocorreram prisões e as pessoas queriam mudança naquele espaço”, comentou.

A Fábrica de Cultura é um projeto do governo do Estado que oferece oficinas culturais a público de baixa renda. As unidades estão concentradas na Capital. O espaço que receberá o equipamento cultural abrigava o antigo mercado municipal e está localizado na Praça Samuel Sabatini.

“O projeto de lei aprovado pela Câmara teve por objetivo legitimar e legalizar a busca da regularização, bem como permitir que haja recursos financeiros disponíveis para a realização dos estudos e trabalhos voltados ao melhor uso e finalidade lícita do imóvel e construção do então indigitado Museu do Trabalho, além de permitir a abertura de dotação no orçamento para ser utilizada em 2017 e 2018”, disse a Prefeitura, por nota.

PROCESSO
A investigação feita pelo MPF resultou em denúncia contra 22 pessoas – entre elas o ex-prefeito Luiz Marinho (PT) – feita à 3ª Vara Federal em São Bernardo por peculato (desvio de recursos públicos) e dispensa ilegal de licitações.

Segundo apuração do MPF, verba federal foi desviada mediante superfaturamento de contratos e dispensa de concorrência pública durante confecção dos projetos básico e executivo, além do estudo museológico. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;