Economia Titulo
Banco do Japão mantém política monetária inalterada
19/11/2015 | 04:27
Compartilhar notícia


O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) decidiu manter sua política monetária inalterada em reunião de dois dias concluída hoje, mas fez um comentário cauteloso sobre expectativas de inflação em sua avaliação econômica.

Por 8 votos a 1, o BoJ manteve inalterado o volume anual do programa de compras de ativos em 80 trilhões de ienes (US$ 650 bilhões), decisão que veio em linha com a expectativa dos analistas. Como ocorreu em encontros anteriores, o único dirigente contrário à manutenção do volume atual foi Takahide Kiuchi, que mais uma vez sugeriu reduzir o programa para 45 trilhões de ienes anuais.

O anúncio do BoJ veio após o Japão voltar a entrar em recessão, com uma queda anualizada do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,8% nos três meses até setembro, registrando sua segunda contração trimestral consecutiva.

Em relação aos preços, o BC japonês disse que "as expectativas de inflação parecem estar aumentando de forma geral, de uma perspectiva de mais longo prazo, embora alguns indicadores tenham mostrado recentemente desdobramentos relativamente fracos".

A referência a "desdobramentos relativamente fracos" não apareceu em comunicados anteriores do BoJ.

O BoJ, no entanto, manteve sua avaliação geral de que a economia japonesa "continua a se recuperar moderadamente", apesar dos desafios impostos pela desaceleração de países emergentes. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;