Cultura & Lazer Titulo Internet
Taís Araújo vira alvo de ataques racistas nas redes sociais e faz desabafo

Delegacia de Repressão a Crimes de Informática deve investigar denúncias

Por Marcela Munhoz
02/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Reprodução


“Ele (Martin Luther King) ainda é um exemplo, uma inspiração (...) Mas não existe um negro que não tenha sofrido racismo neste País”. A afirmação de Taís Araújo para a edição deste mês da revista Dia-a-Dia publicada ontem – em que aparece ao lado do marido e ator Lázaro Ramos – é sinal do quanto a atriz se sente incomodada com o tema.

Na noite de sábado, porém, Taís virou exemplo real do que declarou: ela foi alvo de comentários racistas em foto postada em seu Facebook. Em cartaz no Teatro Faap na Capital com a peça O Topo da Montanha, sobre a história do ícone Martin Luther King, a atriz, porém, prometeu não deixar tal episódio passar sem consequências. “Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça”, declarou em texto publicado na mesma rede social (leia mais abaixo). Taís afirmou também que todo o material será enviado à Polícia Federal. A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática deve investigar o caso.

AJUDA
Em solidariedade à artista, vários internautas replicaram as frases – que chegaram a ser apagadas por seus autores – para registrar e denunciar o que havia sido declarado. Também foi criada a hastag #SomosTodosTaísAraújo, em referência ao caso de racismo sofrido pela jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, em julho.

As ações elevaram o tema para Trending Topics do Twitter durante todo o dia de ontem. “Agradeço aos milhares que vieram dar apoio, denunciaram comigo esses perfis e mostraram ao mundo que qualquer forma de preconceito é cafona e criminosa. E quero que esse episódio sirva de exemplo: sempre que você encontrar qualquer forma de discriminação, denuncie”, escreveu a atriz.

O crime de injúria na utilização de elementos referentes "a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência” pode render pena de três anos de reclusão.

 

O desabafo de Taís:

"É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!

Por ironia do destino ou não, isso ocorreu no momento em que eu estava no palco do Teatro Faap com O Topo da Montanha, um texto sobre ninguém menos que Martin Luther King e que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade. Aproveito pra convidar você, pequeno covarde, a ver e ouvir o que temos a dizer. Acho que você está mesmo precisando ouvir algumas coisinhas sobre amor.

Agradeço aos milhares que vieram dar apoio, denunciaram comigo esses perfis e mostraram ao mundo que qualquer forma de preconceito é cafona e criminosa. E quero que esse episódio sirva de exemplo: sempre que você encontrar qualquer forma de discriminação, denuncie. Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado. A minha única resposta pra isso é o amor!"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;