Memória Titulo Memória
A palmatória que acabou...

A atual Escola Municipal de Educação Fundamental Senador Flaquer...

Ademir Medici
02/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A atual Escola Municipal de Educação Fundamental Senador Flaquer, de São Caetano, nasceu como 2º Grupo Escolar de São Bernardo. Naquele tempo – 1920 – São Caetano era mero distrito de São Bernardo. Daí o primeiro nome da instituição. E lá se vão 95 anos...

Não há mais palmatória, mas o símbolo do castigo de antigamente em classe resiste como objeto histórico e foi exposto na sala de aula reconstituída especialmente para marcar os 95 anos da Emef Senador Flaquer, em São Caetano. Na mesma mesa, um mata-borrão. Ao lado, um mimeógrafo. Na estante, livros escolares de 1916, 1932, 1942, 1957...

Professora Carmen Barbieri concordou em sentar-se numa antiga carteira escolar, junto a esses objetos todos. Dona Carmen veio como assistente do diretor Osnir, na Senador Flaquer; e foi promovida a diretora, cargo exercido entre 1986 e 1993, quando se aposentou.

Entre as relíquias expostas como parte da celebração dos 95 anos da Escola Senador Flaquer, um caderno de 1920 que pertenceu à aluna Hermínia Perrella. A professora Marianna Moura aparece na capa, ela que por certo elogiou os mapas desenhados pela aluna, verdadeiro atlas do tempo do 2º Grupo Escolar de São Bernardo.

Reproduzimos outras preciosidades expostas naquele sábado, 24. Aos poucos mostraremos a vocês.

Diário há 30 anos

Sábado, 2 de novembro de 1985 – ano 28, nº 5971

Manchete – Sarney (presidente da República) quer promover aumentos reais de salários

São Bernardo – Prefeitura liquida ofícios requisitórios relativos a 1983.

Via Anchieta – Eletropaulo inicia recuperação das luminárias.

Indústria – Volkswagen submete tecnologia a operários.

Polícia – Assassino joga-se na frente de trem na Estação Guapituba, em Mauá.

Em 2 de novembro de...

1890 – Morre, em São Paulo, o professor, escritor e filólogo Júlio Ribeiro. Numa de suas obras, o romance A Carne, Júlio Ribeiro apresenta uma rara descrição da paisagem do Grande ABC vista da janela de um trem.

1915 – Sob a presidência de Augusto Gomes Pinto, esteve reunida a Câmara de São Bernardo para discutir e votar o Orçamento para o ano de 1916. Presentes os vereadores José Luiz Flaquer, Saladino Cardoso Franco (prefeito), Antonio José de Lima e Godofredo Genofre.

1930 – Chega ao Rio, procedente de Belo Horizonte, o corpo embalsamado do primeiro-tenente Djalma Dutra, que morreu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, em combate com as forças legais.

1935 – A Congregação Evangélica de São Bernardo realiza pregações do Evangelho no Cemitério local (hoje da Vila Euclides).

1975 – A Igreja lança o documento Não Oprimas Teu Irmão, elaborado e assinado por 37 bispos em Itaici, São Paulo. O documento condena prisões, torturas e o tolhimento da liberdade humana.

Santos do Dia

- A Igreja ensina que as almas em purificação podem ser socorridas pelas orações dos fiéis.

Assim, este dia é dedicado à memória dos nossos antepassados e entes que já partiram. Encontramos a celebração da missa pelos mortos desde o século 5.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Tobias

- Pápias

- Tomás de Walen

Seminário

- Será realizado amanhã e quarta-feira seminário sobre a Imprensa Abolicionista Paulista, no Arquivo Público do Estado. Local: Rua Voluntários da Pátria, 596, ao lado do Terminal Tietê. Informações: 2089-8123. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;