Política Titulo Transparência
Voto Consciente vai avaliar Câmara de São Bernardo

Eleitor planeja colocar no ar site com atuação de vereadores

Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
09/01/2012 | 07:21
Compartilhar notícia


Se portais da transparência das prefeituras e câmaras do Grande ABC não cumprem a função de escancarar as ações feitas com dinheiro público, um eleitor de São Bernardo encabeça projeto para implementar o site Voto Consciente na cidade - e, quem sabe, expandir para a região. A proposta segue o molde da fiscalização que ocorre na Assembleia Legislativa e com vereadores de São Paulo: analisar a produção dos agentes políticos.

O comprador e estudante de Economia Paulo Henrique Ferraz de Oliveira, 32 anos, pretende colocar o portal no ar até março. Inicialmente, a intenção é avaliar a atividade dos 21 vereadores de São Bernardo. Projetos apresentados, votações em itens de relevância e até presença em plenário serão catalogados e disponibilizados para os eleitores do maior município do Grande ABC acompanharem seus parlamentares. Se vingar, o site poderá englobar ações da Prefeitura e de outras câmaras.

"Não quero criar caça às bruxas e nem ficar com papel de julgador das ações dos vereadores. Quero apenas mostrar, de maneira imparcial, o que eles fazem na Câmara. Desta forma, incentivar maior participação popular nas ações políticas, para que votem sabedores do que cada candidato faz pelo município", conta Oliveira, que está colhendo as informações junto a seis pessoas.

O munícipe relatou que os vereadores de São Bernardo receberam a proposta com "surpresa" e que enfrenta certa resistência para consultar os dados. Mesmo assim, alguns parlamentares se dispuseram a ajudar, fornecendo informações. "Meu desejo sincero é que todos os vereadores fiquem empatados nos critérios de avaliação. Até porque, com isso, mostraremos que realmente trabalham para o bem da cidade."

A Ong Voto Consciente foi criada em 1987 para acompanhar os passos dos agentes públicos do Estado. Após se tornar organização social de interesse público, passou a fiscalizar também a atuação da Câmara de São Paulo.

No site da entidade, o cidadão tem à disposição o nome de todos os deputados estaduais e vereadores da Capital, com seus respectivos partidos políticos, áreas de atuação e contatos. Além de São Paulo, o grupo se organizou em Campinas e Jundiaí, no Interior.

Segundo Oliveira, a proposta de São Bernardo também envolve pulverizar informações nas redes sociais. "O Facebook oferece muitos recursos de compartilhamento e capacidade de comentários dos internautas. É ferramenta essencial para divulgarmos nosso trabalho."

Uma página na rede social já foi criada e conta com 48 participantes. No espaço, Oliveira postou as dificuldades que enfrenta para coletar dados da Câmara de São Bernardo e até reportagens que têm como tema principal a transparência na divulgação de informações públicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;