Nacional Titulo
Transporte alternativo é utilizado em 52% dos municípios brasileiros
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
25/11/2006 | 10:49
Compartilhar notícia


Os serviços alternativos de transporte coletivo – vans, kombis e lotações - estão presentes em 52% dos municípios brasileiros, e em 63,3%, o serviço é informal. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2005 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que reúne informações sobre a gestão dos 5.564 municípios brasileiros.

A região onde o transporte alternativo é mais freqüente é o Nordeste. A pesquisa constatou ainda o uso de mototáxis em 47,1% dos municípios brasileiros. As regiões Norte e Nordeste são as que têm a maior proporção de municípios com o serviço.

Enquanto em pequenos municípios o serviço de mototáxi é utilizado para transportar pessoas a locais não atendidos por linhas de ônibus, nas grandes cidades o transporte tem sido utilizado como alternativa para os congestionamentos ou para o acesso a pontos de difícil penetração por falta de estrutura viária, como, por exemplo, as favelas.

No Rio de Janeiro, assim como em grande parte dos municípios do país, o transporte de passageiros por mototáxi não é regulamentado. Segundo a pesquisa do IBGE, na média nacional a informalidade do serviço chega a 75,7%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;