Cultura & Lazer Titulo Entrevistas
Conversas com Jimmy Page

Livro de Brad Tolinski traz entrevistas com guitarrista

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
12/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Jimmy Page, um dos guitarristas mais respeitados e idolatrados de toda a história da música, ganha biografia. Luz & Sombra - Conversas com Jimmy Page (Globo Livros, 288 págs, R$ 39,90 em média) chega às prateleiras com entrevistas saborosas realizadas com o músico britânico.

O livro é assinado por Brad Tolinski, editor-chefe da revista Guitar World há mais de duas décadas. Para a produção da obra, o autor vasculhou cerca de 50 horas de gravação entre as diversas entrevistas que fez com o líder e principal compositor do Led Zeppelin ao longo de sua brilhante carreira.

Os anos 1960 despontavam e Page também. Foi nessa época que soltou seus acordes ao lado do grupo The Yardbirds - primeiro tema abordado no livro -, banda da qual participaram também os britânicos Eric Clapton e Jeff Beck.

Page conta da criação do Led Zeppelin, relembra o primeiro ensaio, em um porão na Gerrard Street - atual Chonatown de Londres -, ao lado do cantor Robert Plant, do contrabaixista John Paul Jones e do baterista John Bonham, morto em 1980.

Para deixar qualquer fã dos discos do Zeppelin com água na boca, Page desvenda diversos segredos a respeito de suas gravações, como nas canções How Many More Times e Dazed and Confused, em que usa um arco de violino nas cordas da guitarra. "...fora um cara que um dia me perguntou se eu já tinha pensando em tocar guitarra com um arco. Eu disse que achava que não ia funcionar", relata no livro.

Page conta ainda das filmagens do filme The Song Remains The Same, do disco gravado ao lado do cantor David Coverdale (Whitesnake e Deep Purple) e da realização do clássico disco Led Zeppelin IV.

Grato momento é o papo entre Page e Jeff Beck, amigos até hoje. Beck conta que conheceu Page - que morava a cerca de 20 kms de distância de sua casa - por intermédio de sua irmã. "Eu fiquei muito animado de ter o Jimmy morando tão perto de mim. Você precisa de um parceiro para trocar ideias", diz Beck.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;