Cultura & Lazer Titulo Cinema
Ação toma conta da telona em 2010

Ano de 2010 será primordialmente uma somatória
de personagens conhecidos da última década

Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
26/12/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Ogros adoráveis, super-heróis irônicos, vampiros, lobisomens e bruxos adolescentes, além de quarentonas chiquérrimas agindo como menininhas quando se trata de amor. Já viu todos esses elementos antes, não? Pois o 2010 nas telonas será primordialmente uma somatória desses personagens tão conhecidos da última década. As continuações de Shrek, Homem de Ferro, Crepúsculo, Harry Potter e Sex and the City estão entre os filmes mais aguardados do próximo ano.

Dessa leva, o primeiro a chegar ao País é Homem de Ferro 2, no fim de abril. Jon Favreau continua na direção da adaptação dos quadrinhos da Marvel Comics. Robert Downey Junior volta ao papel do milionário Tony Stark, cujo alter ego é o justiceiro voador. Reforçam o elenco da segunda parte Scarlett Johansson no papel da Viúva Negra e Mickey Rourke como Whiplash (ou Chicote Negro, como também é conhecido no Brasil).

Em maio é a vez de Sex and the City 2 chegar ao Brasil. O trailer oficial não revela muita coisa sobre a história, mas sabe-se que Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Samantha Jones (Kim Cattrall), Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) e Charlotte York (Kristin Davis) vão parar no Oriente Médio. Em agosto, a um mês do início das filmagens em Nova York, o governo dos Emirados Árabes não autorizou a rodagem de uma parte do longa-metragem em Dubai. O primeiro filme arrecadou US$ 415 milhões em todo o mundo.

Aquecendo as férias da molecada, estreia no fim de junho Eclipse, terceiro filme baseado na série best-seller Crepúsculo, da escritora norte-americana Stephenie Meyer. Na sequência, a mortal Bella Swan (Kristen Stewart) e o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) finalmente voltam a ficar juntos, mas a mocinha tem uma porção de decisões a tomar, entre elas, seu papel na luta entre os vampiros e os lobisomens, o que a afasta ainda mais do amigo Jake (Taylor Lautner), que representa o outro lado.

Já Shrek Para Sempre estreia em julho, em pleno recesso escolar de inverno. A quarta aventura da horrorosa criatura verde e de sua família com a princesa Fiona é também a primeira em que os produtores resolveram utilizar tecnologia em 3D.

A adaptação do livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, que encerra a saga do personagem criado por J.K. Rowlings, foi dividida em duas partes. A primeira, já no estágio de pós-produção, chega em novembro aos cinemas brasileiros. A segunda está sendo filmada e só estreia em 2011. No encerramento da saga, Harry (Daniel Radcliffe) conta com a ajuda dos amigos Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint) para derrotar o vilão Voldemort (Ralph Fiennes), que agora está no controle de Hogwarts, onde eles estudaram.

CLÁSSICOS - Fora do grupo das continuações, Sherlock Holmes, também era bastante aguardado. A boa notícia para os mais curiosos é que a história já estreia no dia 8. A aventura, baseada na obra de Arthur Conan Doyle, retrata uma faceta pouco usual de um dos mais famosos detetives da ficção. Também com Robert Downey Junior no papel principal e dirigido por Guy Ritchie, o longa ganhou uma leitura pop: Holmes chega a protagonizar lutas dignas de filmes chineses. Jude Law interpreta Watson.

Alice no País das Maravilhas, adaptação de Tim Burton para clássico de Lewis Carroll, também é bastante aguardado e chega em março, em versão 3D. A atriz australiana Mia Wasikowska ficou com o papel principal e o parceiro frequente Johnny Depp interpreta o Chapeleiro Maluco. Na história bolada por Burton, Alice tem 17 anos e já faz dez anos desde seu último encontro com aquelas criaturas fantásticas.

Robin Hood também ganha nova adaptação, com Russel Crowe e Cate Blanchett no elenco e direção de Ridley Scott (com quem Crose já trabalhou em outras quatro ocasiões). A previsão de estreia é em maio.

REFILMAGEM - Também programados para 2010 estão as estreias de refilmagens de títulos que foram marco nos anos 1980. O primeiro é Footlose, que foi filmado originalmente em 1984, com Kevin Bacon no papel principal. Chace Crawford, de Gossip Girl, ganhou o papel do garoto agitado que chega a uma cidade em que é proibido ouvir música e dançar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;