Cultura & Lazer Titulo Cinema
Longa 'Ainda Orangotangos' foi filmado uma única vez
Do Diário do Grande ABC
05/09/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Diretor gaúcho de 36 anos, Gustavo Spolidoro faz um cinema de experimentação que lhe tem valido elogios (e fãs) em festivais do País. Seu curta Outros, narrado em plano-seqüência (tomada única), virou referência de ousadia e criatividade. Por conta disso, havia grande expectativa em relação à estréia de Spolidoro no longa.

 

 Ele rodou Ainda Orangotangos, que estréia hoje, num único plano-seqüência. Mas adverte que não buscou uma história para fazer Ainda Orangotangos desta maneira. Foi o livro de Paulo Scott que lhe apontou o caminho.

 "Foi o casamento perfeito", explica o diretor. "A história passa-se em Porto Alegre e integra a vida da cidade à ficção." Foi, aliás, o que o atraiu. "São tramas do dia-a-dia sobre personagens que transitam por ruas e prédios que conheço e reagem de forma instintiva, até primitiva, aos desafios da vida, pois ainda são orangotangos. Selecionamos seis contos - o plural refere-se aos sócios de Spolidoro e ao roteirista Gibran Dipp - não tanto porque se interligavam, mas porque davam margem para isso.

 E todos transitam entre a realidade e a fantasia, numa linha muito tênue que chega ao absurdo e ao bizarro."

 Embora filmado numa única tomada de 90 minutos, Ainda Orangotangos não se passa em tempo real, na verdade, concentra nesse período um relato cuja extensão de tempo é de 14 horas. Para isso usou o entardecer no horário de verão. A equipe ensaiou mais um mês com a câmera antes de filmar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;